curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Guaíba

Tragédia em Guaíba: vizinha denuncia desamparo de menina encontrada morta

Uma vizinha de Kerollyn Souza Ferreira, a menina de nove anos encontrada morta dentro de um contêiner de lixo em Guaíba, revelou que acionou o Conselho Tutelar mais de 20 vezes em relação à situação da criança. Em entrevista à RBS TV, a moradora relatou ter recebido um áudio de uma conselheira, na última semana, informando que o órgão estava 'acompanhando a situação'. Kerollyn foi descoberta sem vida no dia 9 de agosto de 2024, e a sua mãe está presa temporariamente, levantando preocupações sobre a proteção de crianças em situações vulneráveis na região metropolitana de Porto Alegre.

Guaíba refluí pela rede de esgotos em Porto Alegre após forte vento Sul

Durante a noite de quarta-feira, o Guaíba, no Quarto Distrito de Porto Alegre, refluía pela rede de esgotos após subir devido ao forte vento Sul. A equipe da MetSul Meteorologia verificou a situação de normalidade na região, com apenas lama e lixo nas ruas. Mesmo com o nível do Guaíba chegando a 2,80 metros, a situação é localizada e tende a se estabilizar com a diminuição do vento Sul. A previsão indica que o nível do Guaíba permanecerá alto nos próximos dias, com possibilidade de novos episódios de vento Sul.

Redução histórica do nível do Guaíba traz alívio para Porto Alegre

Guaíba, em Porto Alegre, registrou o nível mais baixo em mais de um mês, ficando abaixo da cota de alerta na Usina do Gasômetro, com 3,14 metros. Previsão aponta manutenção abaixo de 3,15 metros nos próximos dias. As medições significam alívio para a região após históricas cheias que devastaram o estado e resultaram em mortes e milhares desabrigados. O governo revisou as cotas de inundação, alterando para 3,60 metros. A redução do nível traz esperança para moradores e retomada de serviços na cidade. A marca histórica alcançada em maio foi de 5,35 metros.

Guaíba registra menor nível em um mês; chuva volta com fraca intensidade ao RS

O nível do lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, atingiu 3,49 metros, o menor desde o dia 2 de maio, resultado do recuo do nível do lago após alcançar níveis históricos em maio devido a temporais. A chegada de uma nova frente fria traz chuvas isoladas e de fraca intensidade em algumas regiões do estado, sem previsão de alerta para novos temporais. Apesar do retorno das chuvas, os volumes serão baixos. O nível do lago não apresenta mais risco de transbordamento, indicando um retorno ao leito normal, o que traz alívio para os moradores da região.

Nível do Guaíba em Porto Alegre acelera baixa após período de chuvas

O nível do Guaíba em Porto Alegre segue em baixa, com a madrugada deste sábado acelerando o ritmo de queda. Há uma marca de 2,84 metros, 16 cm abaixo da cota de transbordamento. Com previsão de sol e vento Norte no fim de semana, as águas tendem a escoar mais rapidamente para a Lagoa dos Patos. Embora uma frente fria esteja prevista para segunda-feira, a vazão dos rios contribuintes já diminuiu e não são esperados volumes elevados de chuva nos próximos dias. A situação indica uma continuação do processo de baixa do rio no período.

Guaíba volta a ficar abaixo da cota de inundação após 29 dias

Após 29 dias acima da cota de inundação, o Guaíba voltou a ficar abaixo do nível no pórtico central do Cais Mauá, em Porto Alegre. A régua do governo do Estado, porém, mostrava o lago em 3m69cm, nove centímetros acima do nível de extravasamento. A água se manteve abaixo do nível do cais entre 10h30min e 11h30min desta sexta-feira (31).

Repique do Guaíba causa alagamentos no bairro Praia de Belas

As águas do Guaíba voltaram a subir e alagar pontos do bairro Praia de Belas, com alagamentos iniciados na noite anterior e se agravando ao longo do dia. A região mais afetada é próxima ao Tribunal de Justiça, IPE e Churrascaria Garcia, com a água refluir por bocas de lobo e bueiros. O sistema de dique da Avenida Beira-Rio está intacto, protegendo a área. Em 2015, com o Guaíba em 2,70 metros, essa região já havia alagado, e no momento o Guaíba está acima de 3,20 metros.

Nível do Guaíba sobe e água chega na avenida Mauá em Porto Alegre devido ao vento Sul

O nível do Guaíba subiu rapidamente em Porto Alegre devido ao vento Sul atuando sobre a lagoa, ultrapassando a cota de inundação de 3 metros no Cais Mauá. Cinco comportas foram abertas, incluindo a da avenida Mauá, levando à preocupação com a possibilidade de mais inundações na cidade. Apesar disso, não houve mobilização ou bloqueio do trânsito no local. O aumento do nível do Guaíba também resultou na abertura de comportas em outras regiões da cidade para o escoamento da água para o rio.

Fortes ventos do quadrante Sul causam novo repique do Guaíba inunda áreas de Porto Alegre

O nível do Guaíba recuou um pouco nas últimas horas e agora se encontra estável depois de atingir o pico do segundo repique na noite de ontem com o forte vento do quadrante Sul que causou uma elevação de cerca de meio metro das águas. Com a elevação do Guaíba acentuada ontem, as águas subiram em vários pontos de Porto Alegre, do Sul ao Norte da capital. As ondas fortes geradas pelo intenso vento Sul alagaram novamente áreas expostas ao Guaíba. O nível seguirá alto por dias e a cheia deve prolongar-se até junho, mantendo áreas inundadas na capital.

Chuvas devastadoras no RS: números atualizados e impactos

A forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul causou estragos em 469 dos 497 municípios do Estado, resultando em mais de uma centena de mortes. O desastre climático também afetou o fornecimento de água tratada e de energia elétrica em centenas de milhares de imóveis. Além disso, a chuva elevou o nível do Guaíba para 5m35cm no Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Chuvas intensas elevam nível do lago Guaíba e causam alagamentos em Porto Alegre

O nível do lago Guaíba voltou a ficar acima dos 4 metros após as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. A elevação causou alagamentos no centro de Porto Alegre, paralisando operações de limpeza e colocando bairros em alerta. A previsão é de mais chuvas e queda de temperatura nos próximos dias, com possibilidade de geada. O padrão de chuvas deve se repetir, com melhora apenas na terça-feira, seguida por uma estabilização do tempo. Equipes ainda resgatam moradores em áreas alagadas na região.

Alto nível do lago Guaíba causa preocupações em Porto Alegre

O lago Guaíba, localizado no Rio Grande do Sul, voltou a subir de nível nesta quinta-feira (23.maio.2024) após uma pequena redução no dia anterior. O nível atingiu 3,95 metros às 5h15, representando um acréscimo de 12 centímetros em pouco mais de 5 horas. O lago está quase 1 metro acima da cota de inundação, com a região metropolitana de Porto Alegre sendo afetada por alagamentos. As chuvas intensas contribuíram para a situação, deixando mais de 150 mil pessoas afetadas na cidade.

Alerta de subida do nível do Guaíba devido a chuva e vento intenso

O nível do Guaíba caiu abaixo da cota de 4 metros depois de 18 dias acima da marca, com o máximo da enchente em 5,35 metros. Com vento Norte favorecendo o escoamento, a previsão é de queda para cerca de 3,70 metros ao final do dia, mas a chegada de chuva e vento Sul pode causar um segundo repique da enchente, com risco de subida significativa do nível. Alerta-se para inundações costeiras e ondas altas devido ao vento forte, que também deixará as águas revoltas na região.

Imagens de satélite revelam mancha de sedimentos nos rios Guaíba e Lagoa dos Patos

Imagens de satélite feitas pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) mostram uma extensa mancha de sedimentos descendo desde os rios do interior do Estado, chegando no Guaíba e se espalhando pela Lagoa dos Patos, no movimento vazante rumo ao Oceano Atlântico. A pluma é formada principalmente por fragmentos de solo e rocha, contendo resíduos de materiais poluentes. A situação é consequência das enchentes e pode causar assoreamento e danos ambientais.

Comportas abertas em Porto Alegre para escoamento de água ao Guaíba

Três comportas do Muro da Mauá em Porto Alegre estão abertas para facilitar o escoamento da água de volta ao Guaíba, sendo a 12 na avenida Voluntários da Pátria, a 14 na Avenida João Moreira Maciel e a 3 na Avenida Mauá. As ações visam devolver a água ao seu leito natural após o aumento do nível do Guaíba.

Porto Alegre derruba comporta para esvaziar centro em meio a grande enchente

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre abriu a comporta número 3, na Avenida Mauá, para escoar a água do centro histórico de volta ao seu leito natural do Guaíba. Após análise técnica indicar redução de 40 centímetros no nível de água, a medida foi tomada para drenar a região. A operação contou com o apoio de equipes locais e durou cerca de 1 hora. As comportas foram fechadas anteriormente devido a falhas no sistema de contenção, levando a maior enchente da história da capital gaúcha.

Recuperação de bombas evita nova inundação em Porto Alegre

Após a inundação em Porto Alegre devido ao transbordamento do Rio Guaíba, a recuperação das bombas de água evitou uma nova catástrofe na cidade. A falta de funcionamento adequado das estações de bombeamento levou a alagamentos em diversos bairros, porém, com a rápida ativação de mais estações, a situação foi controlada. O pesquisador Iporã Possantti destacou que a inundação poderia ter sido evitada se o sistema de proteção estivesse em pleno funcionamento desde o início. A ação rápida do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi crucial para minimizar os danos causados pela enchente.

Especialistas preveem Guaíba acima da cota de inundação até o fim de maio

Especialistas projetam que o nível do Guaíba permanecerá acima da cota de inundação, 3m, até o final de maio, caso não ocorra chuva significativa ou influência negativa do vento. A projeção foi feita por pesquisadores ligados à UFRGS em boletim diário divulgado nesta quinta-feira. A situação é preocupante e indica a possibilidade de mais problemas relacionados às enchentes na região nos próximos dias.

Nível do Guaíba cai abaixo de 5 metros em Porto Alegre, causando preocupação no RS

Após atingir o nível máximo de 5,25 metros na terça-feira (14), o nível do Guaíba em Porto Alegre baixou para 4,98 metros nesta quinta-feira (16), ficando abaixo dos 5 metros pela primeira vez desde o início da semana. Apesar da situação de alerta no sul do estado, moradores começam a retornar para suas casas após o transbordamento do lago. Enquanto a água começa a recuar, hospitais inundados e unidades de saúde sem luz e água afetam a região, com a necessidade de voluntários para atuar. O nível da Lagoa dos Patos no sul do estado também preocupa, subindo 30 centímetros em 48 horas.

Enchente do Guaíba em Porto Alegre ainda durará semanas, mesmo após estabilização

O nível do Guaíba está quase estável, perto do pico de 5,27 metros, e ainda vai durar semanas na capital, com alagamentos em Porto Alegre até junho. Comparando-se com enchentes passadas, a perspectiva é de semanas de cheia, afetando áreas não protegidas. A estabilização do Guaíba começou, mas a vazão do Rio Taquari e do Rio Jacuí manterá as águas altas por muito tempo. Mesmo com previsão de chuvas e ventos, o nível extremamente alto não baixará facilmente, mantendo áreas alagadas por um bom tempo.

Herói arrisca a vida para salvar animais de enchente no Rio Grande do Sul

Geovane de Oliveira, motoboy de 31 anos, enfrentou as ondas da cheia do Guaíba para resgatar nove gatos e um cachorro em uma casa alagada no bairro Lami, Zona Sul de Porto Alegre. Mesmo com a força da água que o impediu de ficar de pé, ele conseguiu salvar os animais em três jornadas a pé, pois não era possível usar um barco. Após o resgate, todos estão a salvo na casa do motoboy. O nível do Guaíba ultrapassou os 5 metros, ameaçando diversas áreas e pessoas.

Rio Grande do Sul enfrenta desafios com temporais e nível do Guaíba

Após transbordar e causar enchentes em Porto Alegre, o nível do Guaíba voltou a baixar, atingindo 4,57 metros. Segundo medição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, o lago subiu 10 centímetros de manhã, mas reduziu no começo da tarde. A chuva intensa causou estragos, resultando em 136 mortos, 125 desaparecidos, 756 feridos e 441,3 mil desabrigados. A previsão é de mais chuvas, podendo elevar novamente o nível do lago. Especialistas alertam para a possibilidade de atingir a marca dos 5 metros de altura, caso o vento sul se intensifique.

Rio Grande do Sul enfrenta novo aumento no nível do lago Guaíba com previsão de chuvas intensas

O nível do lago Guaíba no Rio Grande do Sul voltou a subir devido às chuvas que atingem a Região Metropolitana, chegando a 4,7 metros. A situação preocupa especialistas, que alertam que, com as chuvas, o nível pode ultrapassar os 5 metros novamente. O estado já contabiliza 136 mortes, 125 desaparecidos, 756 feridos e mais de 441 mil pessoas fora de casa. A previsão é de mais instabilidade climática, com chuvas intensas no final de semana, podendo elevar o nível do lago a 5 metros ou mais, prejudicando a situação atual.

Chuvas no RS causam preocupação com níveis de água em Porto Alegre e região

O nível do Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, sofreu uma redução no sábado (11), ficando em 4,59 metros, de acordo com a ANA. Apesar disso, várias áreas da cidade continuam alagadas e enfrentam problemas de abastecimento de água. O foco agora se volta para a Lagoa dos Patos, onde a altura da água preocupa as autoridades. As chuvas no Rio Grande do Sul já afetaram mais de 2 milhões de pessoas, com desalojados, desabrigados e vítimas fatais.

Nível do Guaíba volta a ficar abaixo de marca histórica de inundação em Porto Alegre

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, voltou a ficar abaixo da marca histórica de 1941, quando chegou a 4,76 metros e inundou grande parte do centro da capital. Atualmente, está em 4,74 metros, após uma diminuição de 58 centímetros em cinco dias. A mudança de vento pode afetar o nível do Guaíba na próxima semana, com previsão de novas chuvas no estado. O impacto das enchentes já deixou mais de 100 mortos, 400 mil desalojados e desabrigados, além de milhares sem energia elétrica e água em casa.

Sistema de Proteção do Guaíba: a luta contra as inundações em Porto Alegre

O Sistema de Proteção Contra Cheias do Guaíba, construído na década de 1970, é composto por diques, casas de bombas e 14 comportas para evitar inundações em Porto Alegre. Após a enchente de 1941, a cidade criou o sistema para impedir que as águas do Guaíba invadam as partes baixas da cidade. As comportas, localizadas em diferentes pontos da cidade, são essenciais para o funcionamento do sistema, mas falhas de manutenção e a falta de vistorias têm gerado preocupações. Especialistas alertam que o sistema precisa de manutenção preventiva para garantir a segurança da população.

Aeroporto de Porto Alegre é suspenso devido ao transbordamento do Guaíba

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, permanecerá fechado por tempo indeterminado devido ao aumento do nível do Guaíba que transbordou, o que resultou na suspensão de todas as operações. A Fraport, responsável pela administração, divulgou uma data final para a suspensão, indicando o dia 30 deste mês. As imagens mostram a situação do aeroporto inundado. O número de mortes decorrentes dos temporais chegou a 83, com outras 4 sendo investigadas, além de 111 desaparecidos e 276 feridos, afetando cerca de 850 mil pessoas em 345 municípios. Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre enfrenta maior cheia da história do Guaíba com nível de 5,3 metros

Após atingir a marca de 5,3 metros, o nível do Guaíba continua subindo em Porto Alegre, resultando na maior cheia da história, causando alerta de inundação extrema pela Defesa Civil. As chuvas constantes no Rio Grande do Sul desde segunda-feira são responsáveis pela elevação das águas, que já deixaram 75 mortos, 101 desaparecidos e 155 feridos. Cerca de 95,7 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em 332 municípios do estado, representando um dos maiores desastres climáticos da região, com o governador decretando estado de calamidade reconhecido pelo governo federal.

Situação de emergência em Porto Alegre devido a elevação recorde do nível do Guaíba e chuvas intensas

A cidade de Porto Alegre enfrenta uma situação alarmante com a elevação recorde do nível do Guaíba, atingindo 5,04 metros - a maior desde a enchente de 1941. As autoridades pedem evacuação em áreas de risco, com destaque para o risco de rompimento do dique que represa o rio Gravataí. Prefeitos de outras cidades também alertam moradores sobre a necessidade de sair de áreas afetadas. A situação é agravada pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul, que já deixaram mortos, desabrigados e milhares sem luz e água, com o Aeroporto Salgado Filho fechado e operações suspensas

Guaíba atinge maior nível da história após cheia em Porto Alegre

Após registrar a maior cheia da história de Porto Alegre, o nível do Guaíba ultrapassou os 5 metros, atingindo a marca de 5,09 metros. O aumento das águas causou alerta de inundação extrema, com a Defesa Civil contabilizando 57 mortos, 67 desaparecidos e 74 feridos. Mais de 42 mil pessoas estão fora de casa, sendo mais de 9 mil em abrigos. O governador decretou estado de calamidade e as chuvas intensas devem persistir, com previsão de mais chuva ao longo do mês, afetando mais de 300 municípios do estado.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!