curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Fortes ventos do quadrante Sul causam novo repique do Guaíba inunda áreas de Porto Alegre

O nível do Guaíba recuou um pouco nas últimas horas e agora se encontra estável depois de atingir o pico do segundo repique na noite de ontem com o forte vento do quadrante Sul que causou uma elevação de cerca de meio metro das águas. Com a elevação do Guaíba acentuada ontem, as águas subiram em vários pontos de Porto Alegre, do Sul ao Norte da capital. As ondas fortes geradas pelo intenso vento Sul alagaram novamente áreas expostas ao Guaíba. O nível seguirá alto por dias e a cheia deve prolongar-se até junho, mantendo áreas inundadas na capital.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Ciclone promete intensas chuvas no Rio Grande do Sul nesta semana

Nesta semana, a previsão do tempo indica chuvas volumosas em várias regiões do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde um ciclone deve se formar, trazendo acumulados de 100 mm a 150 mm. O Centro-Oeste e o Sudeste também receberão chuvas, com maiores volumes em Goiás e São Paulo. Enquanto isso, no Norte, estados como Amazonas e Acre terão mais precipitação. No Nordeste, embora a chuva seja escassa, Maranhão e Bahia podem registrar eventos isolados. O alívio da estiagem é esperado, porém sem grandes mudanças em algumas áreas nos próximos dias.

Temporal se aproxima do Sudeste e outras regiões neste fim de semana

Na quinta-feira, 30 de outubro, o clima no Sudeste do Brasil será instável, com riscos de chuvas intensas e temporais devido à combinação de uma frente fria e umidade. O Climatempo alerta que São Paulo enfrentará chuvas mais fortes, especialmente no litoral e leste, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro poderão ter chuvas moderadas a fortes com trovoadas. No Sul, a umidade fará com que as chuvas sejam frequentes, e no Centro-Oeste as pancadas serão isoladas. O Nordeste terá tempo firme, contrastando com o Norte que ainda verá temporais em algumas áreas.

Brasil enfrenta extremos climáticos: Prepare-se para a semana de tempo severo

Entre 13 e 17 de outubro, o Brasil enfrentará contrastes climáticos, com a presença de um ciclone extratropical e uma nova frente fria, criando chuvas, ventos fortes e risco de granizo nas regiões Sul e Sudeste. Enquanto isso, o interior do país experimentará temperaturas elevadas, com máximas de até 39°C. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, deverão receber acumulados significativos de chuva,idênticos a 50 milímetros. O Nordeste, por sua vez, manterá um calor intenso, com chuvas em seu litoral, enquanto no Norte, pancadas de chuva garantirão umidade no solo, iniciando a nova safra.

Frente fria causa mudanças climáticas e traz chuvas em várias regiões do Brasil

Uma frente fria está afetando o clima em diversas regiões do Brasil, trazendo chuvas e potencial de temporais. No Sul, especialmente em Santa Catarina e Paraná, a instabilidade traz pancadas irregulares, enquanto o Rio Grande do Sul recebe chuvas mais fracas. No Sudeste, a chuva avança em São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de céu encoberto. O Centro-Oeste também registra chuvas irregulares, enquanto no Nordeste e Norte, as condições divergem, com calor intenso predominando em algumas áreas, mas com chances de chuvas em pontos específicos. Confira a previsão detalhada para cada região.

Frente fria traz temperaturas geladas e chuva em várias regiões do Brasil

Nesta segunda-feira, 7 de julho, o Brasil enfrenta mudanças climáticas significativas. No Sul, uma nova frente fria traz frio intenso e chuvas, especialmente no Rio Grande do Sul, com previsão de geadas na Serra. O Sudeste experimenta amanhecer frio e chuvas leves no litoral paulista e fluminense. Na região Centro-Oeste, o clima será quente e seco, com baixa umidade, impactando a qualidade do ar. Por outro lado, no Norte e Nordeste, há alerta de temporais, com chuvas fortes em áreas como Manaus e Salvador, especialmente no litoral da Bahia.

Frio intenso e primeira neve de 2025 chegam a SC

Santa Catarina se prepara para uma onda de frio intenso a partir da próxima semana, com previsões de temperaturas muito baixas e possibilidades de neve. Segundo a Epagri/Ciram, seis dias congelantes estão previstos no estado, com a formação de uma massa de ar polar que tornará a quinta-feira (29) especialmente gelada, com chances de neve nas áreas mais altas da Serra. As temperaturas podem cair entre -2°C e 4°C, resultando em geadas nas regiões do Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí. O frio deve persistir até o dia três de junho, trazendo um outono inédito.

Frente fria intensa promete recorde de frio em cinco capitais brasileiras

Uma frente fria intensa está prestes a impactar diversas capitais brasileiras neste fim de semana, trazendo chuvas volumosas e queda acentuada nas temperaturas. Segundo a Climatempo, Porto Alegre e Curitiba podem registrar mínimas de 13 °C e 12 °C, respectivamente. São Paulo e Belo Horizonte também amanhecerão frios, com 15 °C e 17 °C no domingo. O Inmet emitiu um alerta amarelo para a redução das temperaturas, que pode ser a mais forte do outono. Além disso, temporais e ventos intensos estão previstos, com destaque para acumulados de chuva perigosos em São Paulo e Rio de Janeiro.