Guaíba extravasa no Cais Mauá por ventos fortes e ondas perigosas
Guaíba extravasa no Cais Mauá por ventos fortes e ondas perigosas
O Guaíba começou a extravasar no Cais Central da Avenida Mauá, centro de Porto Alegre, nesta segunda-feira, devido a ventos fortes de Oeste e ondulações intensas. Apesar de a cota de inundação, fixada em 3,00 metros, não ter sido atingida, a régua do cais marcava 2,71 metros. Semelhante à enchente de 2015, a água chegou ao piso do cais pela forte ondulação, que provocou direcionamento das ondas. O vento em rajadas de até 70 km/h poderá agravar a situação, especialmente em áreas como Ipanema, onde há risco de alagamentos devido ao avanço das águas.
Um rio atmosférico está transportando umidade da Amazônia para o Sul do Brasil, trazendo chuva forte e temporais isolados entre esta quinta e o fim de semana.
O Rio Grande do Sul deve sentir o maior impacto, mas Santa Catarina e Paraná também poderão ter chuvas intensas de forma irregular.
A instabilidade atmosférica é esperada durante o Carnaval, com necessidade de planejamento das atividades ao ar livre devido à possibilidade de temporais.
A previsão do tempo para o Carnaval indica calor intenso, frente fria e chuvas fortes no Sul e Sudeste do Brasil.
O Rio Grande do Sul enfrentará instabilidade com risco de temporais e granizo durante o carnaval, com dias de alta umidade e calor.
Santa Catarina e Paraná também deverão ter dias de chuvas frequentes, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro terão variação no clima, com sol e altas temperaturas.
Um temporal alertado pela Defesa Civil atingiu a Serra e o Meio-Oeste de SC, com relatos de granizo e ventos fortes em cidades como Lages, Luzerna e Joaçaba.
O volume de chuva elevou o nível de canais, mas até o momento não há ocorrências graves registradas.
Florianópolis apresenta pontos de alagamento, enquanto a Defesa Civil alerta para riscos de destelhamentos e outros danos devido à nova frente fria.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para uma onda de calor no Sul do Brasil, com temperaturas previstas 5°C acima da média.
A onda de calor deve impactar 511 cidades, afetando cerca de 6,5 milhões de pessoas, enquanto o Sudeste enfrenta temporais com chuvas fortes, raios e ventos de até 50 km/h.
A previsão indica que o calor excessivo e a umidade podem causar estresse térmico, e recomenda-se precauções como hidratação e evitar exposições diretas ao sol.