curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Dinossauros

Descoberta de réptil ancestral dos dinossauros no Brasil

Uma nova espécie de réptil da linhagem dos dinossauros, chamada Gondwanax paraisensis, foi descoberta em Paraíso do Sul, no Rio Grande do Sul. Este fóssil, datado de 237 milhões de anos, é um dos mais antigos já encontrados e poderia ter atingido um metro de comprimento. A pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sugere que, embora seus hábitos alimentares não tenham sido definidos, a espécie provavelmente era herbívora ou onívora. Essa descoberta ressalta a importância do Brasil na paleontologia e na compreensão da evolução dos dinossauros.

Descoberta de dinossauro inédito no Brasil é histórica

Pesquisadores das universidades federais de Goiás, do Rio de Janeiro e do Estado do Rio descobriram a nova espécie de dinossauro, Tiamat valdecii, durante uma expedição na Caatinga, na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. A descoberta é histórica, pois é a primeira na Bacia Potiguar. Os pesquisadores enfrentaram desafios climáticos por 15 dias, mas conseguiram localizar fósseis de vértebras caudais, que apresentam características únicas, como uma proeminência extra bem marcada. Esses fósseis foram adicionados à Coleção de Répteis Fósseis da UFRJ e relacionam-se com dinossauros da África e Argentina.

Asteroide que extinguiu dinossauros pode ter origem inesperada

Cientistas continuam investigando a origem do asteroide que causou a extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos. Um novo estudo, liderado por Mario Fischer-Gödde da Universidade de Colônia, sugere que a rocha pode ter se originado de uma família de asteroides carbonáceos, que raramente colidem com a Terra. A pesquisa identificou isótopos de rutênio nos restos do impacto de Chicxulub, confirmando essa origem incomum. Apesar do evento ter eliminado grandes espécies, ele possibilitou a evolução dos mamíferos, levantando reflexões sobre como a vida na Terra poderia ser diferente hoje.

Nova Espécie de Crocodilo Caipira que Emitia Sons é Descoberta no Brasil

Um estudo revelou a descoberta de uma nova espécie de crocodilo que viveu no Brasil há 85 milhões de anos, conhecido como 'crocodilo caipira'. Ele produzia sons ressonantes para se comunicar e se alertar de predadores e acasalamento. Essa espécie, Caipirasuchus catanduvensis, foi encontrada no interior paulista e do Triângulo Mineiro, junto com fósseis de dinossauros, durante a duplicação da SP-351. A descoberta ampliou a diversidade dos crocodilos fósseis conhecidos do final do período Cretáceo no Brasil, evidenciando a riqueza paleontológica dessas regiões no passado.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!