O STF declarou a inconstitucionalidade da lei municipal de Santa Cruz de Monte Castelo, que instituiu o Programa Escola Sem Partido.
O relator Luiz Fux afirmou que a lei invadiu a competência da União para legislar sobre a educação e criticou a ideia de neutralidade absoluta nos ambientes escolares.
A decisão foi unânime e será aplicada para invalidar outras normas semelhantes que restrinjam a liberdade pedagógica e o pluralismo de ideias.
A reunião fechada convocada por Edson Fachin para tratar do caso Banco Master não resolveu as tensões internas do STF e gerou novas crises sobre vazamentos de dados sigilosos.
Fachin conseguiu que Dias Toffoli deixasse a relatoria, contrariando interesses do grupo do ministro Alexandre de Moraes, que por sua vez começou a investigar os vazamentos.
A situação reacendeu comparações com o inquérito das fake news, levantando preocupações sobre a legitimidade e condução das novas investigações no tribunal.
Ministros do STF expressam preocupações sobre a desconfiança pública afetar decisões importantes da Corte.
A crise institucional pode gerar questionamentos sobre a legitimidade de julgamentos passados e futuros, além de comprometer a credibilidade do tribunal.
Investigações sobre o vazamento de dados e a utilização de inquéritos controversos alimentam tensões e críticas dentro do STF, refletindo um potencial confronto com outros órgãos do Estado.