curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Sindicatos

AGU ignora alerta sobre sindicato de Frei Chico em esquema de descontos ilegais

O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, ignorou um alerta sobre o sindicato do irmão do presidente Lula, apontado por suspeitas de descontos ilegais a aposentados. Apesar de um relatório de fiscalização da AGU, que identificou irregularidades, Messias não tomou providências. A AGU alegou que o documento não tinha elementos para ação judicial e decidiu priorizar outras entidades com suspeitas de fraudes. O sindicato em questão, com forte ligação política, foi listado em um processo interno, mas não foi considerado nas ações de bloqueio de bens visando fraudes ao INSS, prevendo sérias consequências jurídicas para as entidades.

Reunião define reposição das aulas após greve de professores

Em reunião realizada no dia 26 de junho de 2025, o Sindicato dos Professores (Sinpro) e a Secretaria de Educação (SEEDF) estabeleceram os parâmetros para a reposição dos dias de greve. A recomposição será feita em julho, em dias úteis, sendo que o sábado, 5 de julho, também será utilizado. As datas móveis dos dias 7 e 8 de julho poderão ser consideradas, mas escolas que já utilizarem esses dias terão que repor em sábados específicos. O recesso escolar dos profissionais em greve foi alterado para o período de 28 de julho a 3 de agosto.

Aumento explosivo nos repasses do INSS para o sindicato de Frei Chico revela fraudes em massa

Os repasses do INSS ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem Frei Chico, irmão do presidente Lula, como vice, cresceram 564% em cinco anos, totalizando R$ 456,9 milhões entre 2020 e 2024. Esses valores resultam de descontos nas mensalidades de associados, muitos dos quais não autorizaram as cobranças. Investigações apontam fraudes relacionadas a mensalidades não autorizadas. O Sindnapi, que relata aumento de associados, nega irregularidades e busca investigar denúncias; a situação gerou pressão política e pedidos de CPI no Congresso para apurar as fraudes e responsabilizar envolvidos.

Ferroviários de São Paulo suspendem greve e retomam operações das linhas da CPTM

Os ferroviários de São Paulo decidiram suspender a greve que estava prevista para começar à 0h de quarta-feira, 26 de março. A decisão ocorreu após um acordo mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que foi aceito em assembleia pelos trabalhadores. Com a suspensão, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operarão normalmente. O tribunal esclareceu que a cláusula de paz perdura até sexta-feira, 28, prevendo a presença dos trabalhadores em seus postos, enquanto o sindicato convocou um protesto simbólico em respeito à privatização das linhas de trens pela iniciativa privada.

Sindicato cobra Globo sobre DRT de Rafa Vitti na novela 'Dona de Mim'

O Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro, Sated-RJ, está cobrando a TV Globo para que regularize a situação do ator Rafael Vitti, protagonista da novela 'Dona de Mim', após descobrir que ele não possui o registro profissional, o DRT. O presidente do sindicato, Hugo Gross, afirmou que a emissora não apresentou a documentação necessária, apesar de ter solicitado o registro de outros artistas, como o rapper L7nnon. A procura por ritualização na indústria tem gerado críticas à escalação de influenciadores em detrimento de artistas experientes. A Globo ainda não se manifestou sobre o assunto.

IBGE se defende contra críticas e acusações de desinformação

O IBGE, sob a presidência de Marcio Pochmann, emitiu uma nota em 15 de janeiro de 2025, respondendo a críticas de funcionários e sindicatos que o acusam de autoritarismo e falta de diálogo. O instituto afirmou estar sendo alvo de 'mentiras' pela oposição, enquanto planeja ações judiciais contra desinformação. O AssIBGE denunciou tentativas de mudanças no estatuto e se opôs ao retorno do trabalho presencial. Ao mesmo tempo, Pochmann defende as mudanças, alegando promover o maior diálogo na história do órgão. A crise interna tem repercutido politicamente no debate sobre dados do desemprego.

Sindicatos divididos sobre fim da greve de professores federais: Proifes aceita proposta e Andes-SN rejeita

Após quase 50 dias de greve dos professores das universidades e institutos técnicos federais, a Proifes assinou um acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para encerrar as paralisações, enquanto o Andes-SN rejeitou a proposta e pretende manter a greve. A divisão entre as entidades não é inédita, com o Proifes aceitando proposta governamental em paralisações passadas. A proposta oferece aumentos de 13,3% a 31% até 2026, com reajustes a partir de 2025, sendo aprovada pela Proifes. A Andes-SN critica a atitude do governo e pede recomposição do orçamento das universidades federais.

Ministro responde a cobrança de Lula sobre baixa presença de público em evento do 1º de Maio

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, afirmou que a organização do ato de 1º de Maio é de responsabilidade das centrais sindicais, em resposta a cobrança pública feita por Luiz Inácio Lula da Silva durante o evento devido a baixa presença de público. Macêdo ressaltou que o ato é historicamente convocado e organizado pelas centrais sindicais, não sendo responsabilidade do governo. Lula declarou que o evento estava mal convocado e fez críticas durante seu discurso. Tanto o Planalto quanto as centrais sindicais receberam a cobrança com naturalidade, com expectativas baixas em relação ao público presente.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!