curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Oab

Incêndio no Prédio da OAB em Brasília: Resgates Dramáticos e Investigação em Andamento

Na manhã deste sábado, um incêndio atingiu quatro andares do prédio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília. As chamas começaram por volta das 7h, levando o Corpo de Bombeiros a usar um helicóptero para resgatar duas pessoas que estavam no terraço e temiam descer devido à fumaça. Um terceiro trabalhador, que tentava combater o fogo sem equipamento adequado, sofreu queimaduras nos pés. Até o momento, três pessoas foram hospitalizadas, e a causa do incêndio ainda está sob investigação, mas pode estar ligada a um gerador em obras.

Advogada é destituída de cargo na OAB por injúria racial em aeroporto

A advogada Luana Otoni de Paula, de 39 anos, foi destituída do cargo de presidente da Comissão de Direito da Moda da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG) após agredir um funcionário da companhia aérea Azul no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e proferir injúrias raciais contra o supervisor de voo da empresa. Ela foi retirada do voo por apresentar sintomas de embriaguez e acabou sendo presa. A diferença entre injúria racial e racismo foi explicada, mostrando as consequências do crime cometido pela advogada.

OAB se posiciona contra PL que equipara aborto ao crime de homicídio em votação acelerada na Câmara

A OAB aprovou um parecer contrário ao projeto de lei que equipara o aborto após 22 semanas ao crime de homicídio, considerando o texto como inconstitucional e ilegal. A proposta criminaliza meninas e mulheres que realizam o aborto, ignorando aspectos psicológicos, fisiológicos e a saúde mental das mulheres. A presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos comparou a proposta à perseguição das mulheres na inquisição. Após a apresentação do parecer, houve debate no plenário e cobranças por posicionamento. O Senado discute o processo de aborto legal no Brasil. A criminalização do aborto foi considerada atroz e acelerada na Câmara.

OAB aciona o STF contra lei que proibiu 'saidinha' de presos

A Ordem dos Advogados do Brasil está preparando uma reação à decisão do Congresso Nacional de derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei que restringe a saída temporária de presos. A entidade deve questionar a constitucionalidade da norma através de uma ADPF, ação utilizada para contestar possíveis violações a direitos fundamentais. Aprovado em abril, o texto proíbe o benefício para visitas a família em datas comemorativas e atividades de retorno ao convívio social, até mesmo para detentos do semiaberto. O petista havia barrado o trecho que trata das ‘saidinhas’ para visitas a família, mas a decisão foi revertida na terça-feira 28. Com isso, as saídas temporárias só serão permitidas para estudo ou trabalho externo. Presos por crimes hediondos, como homicídio e estupro, não terão direito ao benefício. Em março, a Ordem já havia se manifestado contrariamente à lei em março. À época, a entidade elaborou um parecer contra o fim das ‘saidinhas’ e deixou definido que acionaria o STF caso o desfecho fosse divergente àquele defendido pela entidade. O documento foi enviado a Lula e mencionava possível “violação ao princípio da dignidade da pessoa humana”. Policiais penais de São Paulo, estado com a maior população carcerária do País, manifestaram preocupação com as mudanças na lei sobre as saídas temporárias e projetam um aumento da instabilidade nos presídios, com potenciais riscos de rebeliões e tentativas de fugas. “A decisão de encerrar as saidinhas, sem um investimento paralelo em ressocialização, recomposição do quadro funcional e segurança das unidades, é vista como uma medida que pode acender o pavio em um sistema já dominado por facções criminosas”, pontuou o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de SP. Logo após a derrubada do veto, integrantes do governo já trabalhavam com a possibilidade de o tema ir parar no Supremo. Dessa vez, contudo, a iniciativa não seria encabeçada pela Advocacia-Geral da União, em razão da necessidade de evitar novos embates com o Legislativo, mas por entidades e partidos políticos. A avaliação no Palácio do Planalto é que existem poucas chances de as restrições chanceladas pelo Congresso sejam mantidas. Isso porque ministros da Corte têm manifestado preocupação com o estado dos presídios brasileiros e defendem o benefício como forma de incentivar a ressocialização dos detentos.

OAB interpelará Marcel van Hattem por disseminar informações falsas na Câmara

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentará uma interpelação contra o deputado federal Marcel van Hattem por disseminar informações falsas sobre a entidade na tribuna da Câmara. A declaração questionada é uma acusação do deputado em que ele fala em perseguição da OAB contra advogados e menciona uma petição da entidade nos inquéritos do fim do mundo. A OAB se defende afirmando que cumpre sua função de coibir atividades irregulares e de defender sua reputação. A situação gerou repercussão e críticas de políticos e especialistas nas redes sociais.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!

Quer mais notícias?

Notícias em 1 parágrafo, personalizadas e exclusivas!