curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Irregularidades

Maduro é Proclamado Vencedor em Eleição Contestada na Venezuela

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou a vitória de Nicolás Maduro, que obteve 51% dos votos, enquanto seu adversário, Edmundo González, teria recebido 44%, conforme o órgão. A oposição contesta o resultado, alegando que González conquistou na verdade 70% dos votos, e denunciou fraudes. Com a vitória, Maduro garante seu terceiro mandato, e, se concluir, permanecerá no poder por 17 anos. A comunidade internacional, incluindo EUA e Chile, rejeitou os resultados, enquanto aliados como Rússia e China parabenizaram o chavista. O site do CNE ficou fora do ar durante a apuração dos votos.

Maduro Declara Vitória em Eleição Contestada na Venezuela

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela anunciou que Nicolás Maduro venceu a eleição do dia 28 de julho de 2024, garantindo um terceiro mandato. Segundo o CNE, Maduro obteve 51% dos votos, enquanto seu adversário Edmundo González, que reivindica 70% dos votos, contesta os resultados. A oposição alega irregularidades e pede vigilância nas contagens. Líderes dos EUA, Chile e Peru expressaram desconfiança em relação aos dados, afirmando que os resultados não refletem a vontade popular. Caso permaneça, Maduro completará 17 anos no poder, superando o tempo de Hugo Chávez, seu antecessor.

Ministro falta a sessão sobre arroz e deputado critica: 'Verme'

O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara,Evair de Melo (PP-ES), criticou o ministro Paulo Pimenta (Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul) por ter faltado a uma audiência sobre suspeitas de irregularidades no leilão de arroz, que foi cancelado. Pimenta comunicou a ausência em cima da hora, impossibilitando a remarcação. Melo chamou Pimenta de 'moleque' e 'irresponsável' na abertura da sessão, criticando o ex-ministro por sua conduta. A situação gerou polêmica e descontentamento por parte do deputado, que planeja convocar Pimenta para esclarecimentos.

Governo insiste em leilão do arroz, gerando críticas

O jornal Estadão criticou a insistência do governo em realizar o leilão do arroz, considerando-o 'vexaminoso'. Após suspeitas de irregularidades, a revogação do pregão pela Conab formalizou-se, mostrando que empresas não aptas ganhariam bilhões para importar toneladas de arroz. O ex-secretário de Política Agrícola, Neri Geller, foi demitido como bode expiatório, mas defendeu-se e confirmou falhas técnicas. A perseverança do governo em realizar o leilão, mesmo após pedidos de intervenção, levanta questionamentos sobre interesses políticos e econômicos. A situação pode ampliar perdas para os produtores gaúchos e abalar a economia do estado.

Juiz da Lava Jato abandona cargo após investigação do CNJ

Investigado pelo Conselho Nacional de Justiça por supostas irregularidades na Lava Jato, o juiz federal Danilo Pereira Júnior deixou o cargo na 13ª Vara Federal de Curitiba para atuar no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A mudança ocorreu após o desembargador Fernando Quadros convocá-lo para auxiliar nos processos da Corte. Danilo responde a um processo disciplinar por descumprimento de decisões do STF. Caso seja constatada irregularidades, tanto ele quanto outros magistrados podem receber sanções disciplinares. As supostas irregularidades na Lava Jato levaram o juiz a ser afastado do cargo, mas posteriormente foi reconduzido pelo CNJ.

Governo anula leilão de arroz importado devido a irregularidades

O governo federal anulou o leilão para compra de arroz importado devido a suspeitas de irregularidades. Um novo leilão será realizado para contratar empresas com capacidade técnica e financeira, após empresas sem experiência no mercado arrematarem lotes. A decisão veio após a identificação de fragilidades nas empresas vencedoras, que seriam incapazes de operar um volume tão grande de arroz. O edital do novo leilão será feito com a ajuda de órgãos de controle. Além disso, foi anunciada a saída do secretário de Política Agrícola, Neri Geller, devido a possíveis conflitos de interesse.

Irregularidades no leilão do arroz: microempresas vencem milionário leilão com suspeitas de conluio

Parlamentares suspeitam de irregularidades no leilão do governo de Lula para comprar arroz. Produtores e analistas consideram a importação desnecessária devido à oferta no mercado. Empresas vencedoras são microempresas com capital social até dez vezes menor do que o valor vendido. Deputados levantam suspeitas de conluio entre empresas e questionam capacidade das vencedoras. Deputado vai levar caso ao Tribunal de Contas. Cancellation of the auction is demanded to avoid potential harmful effects on Brazil and the Rio Grande do Sul.

TRE-RJ julga cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder e irregularidades

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro julgará nesta 6ª feira um pedido de cassação do mandato do governador Cláudio Castro, do vice-governador Thiago Pampolha e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, por abuso de poder político e econômico, e irregularidades nas folhas de pagamento da Fundação Ceperj e da Uerj em 2022. A procuradoria alega que a máquina pública foi usada para beneficiar a chapa de Castro e políticos aliados. Além disso, investigações indicam que os projetos das instituições foram usados para recrutar eleitores. Se condenados, poderão ficar inelegíveis por 8 anos.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!

Quer mais notícias?

Notícias em 1 parágrafo, personalizadas e exclusivas!