curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Golpismo

Investigação revela plano golpista nas forças armadas brasileiras

As forças armadas brasileiras estão sob investigação rigorosa por envolvimento em um plano de golpe violento, que pretendia assassinar autoridades, incluindo o novo presidente e o ministro da Justiça. A Polícia Federal indiciou 37 pessoas, incluindo ex-ministros e 25 militares de alta patente, por suas ações. Provas como áudios e fotos sustentam que o ex-presidente Bolsonaro e seu grupo militar fomentaram esse plano criminoso, conhecido como Punhal Verde e Amarelo. As prisões já começaram, mas a necessidade urgente de uma limpeza radical nas forças armadas é um debate que continua, dada a natureza institucionalizada do golpismo.

Votação sobre anistia a golpistas do 8 de janeiro é adiada após tumulto na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara adiou a votação de um projeto de lei que propõe anistia a bolsonaristas envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A sessão foi tumultuada e o relator, Rodrigo Valadares, apresentou um parecer favorável, mas não leu o documento. O projeto não foi incluído na pauta do novo encontro agendado para a quarta-feira, mesmo com a expectativa de ser discutido. Além de anistia, a proposta altera regras para julgamento de pessoas e prevê a impunidade em ações multidimensionais, levantando controvérsias sobre direitos e liberdade de expressão.

STF condena 'Fátima de Tubarão' por atos golpistas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (8) condenar Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como 'Fátima de Tubarão', pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Durante esses episódios, a idosa foi filmada incitando violência, especialmente contra o Ministro Alexandre de Moraes. Os ministros votaram majoritariamente pela condenação, com penas variando entre 11 anos e 17 anos de prisão, além de indenizações. O relator do caso propôs 17 anos e R$ 30 milhões, enquanto outros ministros sugeriram penas menores. O caso segue em análise no plenário virtual do STF.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!