curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Contaminação

Ipen libera terreno em SP onde material radioativo foi encontrado

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) liberou um terreno na Zona Leste de São Paulo, onde a Polícia Civil encontrou um balde de material radioativo furtado. Não houve risco de contaminação, já que o balde estava vazio e não houve vazamento. Nenhum suspeito foi identificado. O local, que funcionava como desmanche de carros roubados, foi interditado por 13 horas para medição dos níveis de radiação. As buscas pelos outros quatro recipientes e pelo veículo seguiam. A Comissão Nacional de Energia Nuclear declarou que o material transportado era de baixo risco para a população.

Leptospirose no Rio Grande do Sul: aumento alarmante de casos devido à água contaminada das enchentes

A água contaminada das enchentes no Rio Grande do Sul está causando um aumento significativo nos casos de leptospirose, com 124 casos confirmados e 714 em análise. Pesquisadores encontraram diferentes tipos de bactérias, vírus e até metais pesados nas amostras das águas das enchentes. Além da leptospira, a E.coli também foi identificada, causando principalmente diarreia. A situação é preocupante, com 4 mortes já confirmadas e mais casos sendo diagnosticados. Com a propagação rápida da leptospira e a contaminação persistente na lama após a inundação, medidas de proteção são essenciais para evitar mais casos graves.

Alerta de risco de morte e surto de doenças devido águas contaminadas no RS

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul há uma semana devem resultar em uma série de doenças, segundo a infectologista Stephanie Scalco. Pessoas expostas podem contrair leptospirose, hepatite A, gastroenterite viral e bacteriana, além de parasitoses intestinais. A água misturada com a urina de ratos pode causar leptospirose que, em casos graves, pode matar. Já a água represada tende a gerar surtos de dengue. Até o momento, os temporais no estado já causaram 90 mortes. A contaminação da água com excrementos humanos e resíduos de fezes humanas e não humanas aumenta o risco de contrair doenças, sendo a principal recomendação evitar o contato com as águas das enchentes.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!

Quer mais notícias?

Notícias em 1 parágrafo, personalizadas e exclusivas!