curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Telescópio espacial Euclid revela imagens sem precedentes do universo

O telescópio espacial europeu Euclid, lançado em julho de 2023, divulgou seus primeiros resultados científicos, revelando imagens nunca antes vistas que permitem aos cientistas estudar a matéria e a energia escuras no universo. As imagens obtidas pelo Euclid são incrivelmente nítidas, mostrando galáxias, formações estelares e aglomerados com detalhes sem precedentes. Os cientistas estão usando esses dados para entender a dinâmica da formação estelar e a evolução do Universo, além de explorar a ligação entre poeira, gás e a formação de estrelas. A missão do Euclid promete desvendar os segredos do cosmos e revolucionar nossa compreensão do universo.

Asteroide assassino de cidades é observado pelo telescópio Webb

O asteroide 2024 YR4, reconhecido pelo Telescópio Espacial James Webb, tinha sido previamente considerado como uma ameaça de colisão com a Terra em 2032. Medindo 60 metros, equivalente a um prédio de 15 andares, os cientistas agora afirmam que ele não representa risco. Caso atinja nosso planeta, poderia causar uma explosão de 8 milhões de toneladas de TNT, criando uma cratera de 1,2 km de largura. Esta observação marca o menor objeto estudado pelo Webb, ajudando a compreender asteroides pequenos e seus possíveis riscos futuros para a Terra diante de colisões.

James Webb revela atmosfera intrigante de vapor d’água em exoplaneta

O Telescópio Espacial James Webb fez uma descoberta surpreendente ao identificar vapor d’água na atmosfera do exoplaneta GJ 9827 d, localizado a quase 100 anos-luz da Terra. Este planeta, que tem o dobro do tamanho da Terra, apresenta uma atmosfera única predominantemente composta por vapor d’água, o que marca a primeira confirmação de um “mundo a vapor”. Apesar de inóspito para a vida como conhecemos, a descoberta abre novas possibilidades para pesquisas sobre outros cenários em exoplanetas. GJ 9827 d foi observado pela equipe da Universidade de Montreal usando espectroscopia de transmissão.

Telescópio James Webb revela nova descoberta na Nebulosa da Serpente

O telescópio espacial James Webb produziu uma nova imagem da Nebulosa da Serpente, mostrando a região dos 'jatos protoestelares'. Esses jatos consistem em gás lançado por estrelas recém-nascidas que colidem com gases e poeira cósmica a altas velocidades. A descoberta é histórica, pois os objetos parecem seguir o mesmo caminho ao invés de se expandir em direções variadas. A região oferece aos cientistas a oportunidade de estudar o processo de nascimento das estrelas de forma mais direta do que antes.