curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

O resgate dos tomates de antigamente: sabor perdido entre híbridos

Desde a década de 1960, a introdução de variedades híbridas F1 no cultivo de tomates na Espanha resultou na substituição de muitos tipos tradicionais que possuíam sabor e características únicas. Com o enfoque na produtividade, os híbridos se tornaram populares, mas os consumidores começaram a notar a falta de sabor e textura dessas opções em comparação aos tomates tradicionais. A revalorização dos tomates de antigamente, que apresentam uma rica diversidade de compostos e sabor, está estimulando uma busca pela preservação e recuperação dessas variedades autênticas no mercado atual, promovendo produtos de alta qualidade organoléptica.

Anvisa toma medidas rigorosas para proibir azeites de oliva problemáticos

A Anvisa proibiu a comercialização dos azeites de oliva Serrano e Cordilheira, ambos com 0,5% de acidez, através de resolução publicada no Diário Oficial em 24 de setembro de 2024. A proibição abrange também a distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos produtos. A vigilância sanitária informou que os azeites estavam sendo importados e distribuídos por estabelecimentos desconhecidos no Brasil, violando normas legais. Além disso, a Anvisa também determinou o recolhimento do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia, devido a resultados insatisfatórios em testes de qualidade.

Descubra o comedouro inteligente que alimenta seu pet na hora certa

Os tutores de pets podem agora contar com um comedouro inteligente da New Pet, que promete facilitar a alimentação dos animais mesmo quando estão fora de casa. O dispositivo permite programar os horários das refeições e a quantidade de ração a ser servida, variando de uma a 40 porções de 5g. Ele ainda reproduz a voz do dono, atraindo o animal para comer. Com avaliações altíssimas de consumidores, o produto se destaca por sua facilidade de uso e instalação. Porém, alguns relatam problemas com o volume da gravação de voz e o preço elevado, apesar do benefício oferecido.

Inflação alimentar e popularidade: governo Lula sobe com queda de preços

A popularidade do governo Lula aumentou devido à queda na inflação de alimentos, proporcionando um alívio para os consumidores de baixa renda. A desaceleração dos preços dos alimentos reflete em uma melhora na percepção da economia, com 52% acreditando em melhorias. Apesar da crítica de Lula aos juros altos, a maioria dos brasileiros não se influenciou por ela, mas sim pelas condições financeiras. Entretanto, a crise climática pode impactar os preços dos alimentos e dos combustíveis, trazendo instabilidade. Apesar da aprovação do governo, a incerteza sobre a influência das críticas aos juros persiste.

Presidente Lula anuncia doação de 2.000 toneladas de carne para o RS em meio a desastre de chuvas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a doação de 2.000 toneladas de carne para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, em uma ação coordenada com empresários do setor. A iniciativa vem após uma reunião no Palácio do Planalto, onde ficou estabelecido que a distribuição dos alimentos começará imediatamente. A doação inclui carnes bovina, suína, de aves e ovos, e tem o objetivo de alimentar 6 milhões de refeições. A ação de solidariedade não deve afetar o preço da carne em outras regiões do país.

Grupo Pão de Açúcar limita compra de alimentos diante da crise no Rio Grande do Sul

Devido às intensas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Pão de Açúcar implementou medidas preventivas em suas redes de supermercados em todo o Brasil. A empresa impôs um limite na compra de itens básicos como arroz, feijão, óleo de soja e leite. A restrição vale tanto em lojas físicas quanto em plataformas on-line dos supermercados da companhia. O objetivo é garantir que todos possam acessar os alimentos essenciais durante a crise atual, com avisos indicando a quantidade máxima de produtos que podem ser comprados.

Enchente no RS aciona alarme da impopularidade no Planalto

Após uma enchente no Rio Grande do Sul, que afetou a produção agrícola do estado, o presidente Lula se vê diante do desafio de lidar com o aumento dos preços dos alimentos. Com a necessidade de importar arroz para suprir a perda da safra local, o alarme da impopularidade é acionado no Planalto. A queda na aprovação do governo, em meio a uma percepção de piora na economia, mostra que os esforços para reequilibrar a situação nacional podem não ser suficientes para tranquilizar a população diante dos desafios econômicos enfrentados