curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Aumento da atividade solar gera preocupação entre cientistas

Cientistas estão preocupados com o aumento da atividade solar, que supera as previsões anteriores, causando potenciais interrupções em sistemas de comunicação e danos a satélites. A NASA revelou que, desde 2008, o sol tem mostrado um comportamento ativo após um longo período de baixa atividade. Êxitos em pesquisas recentes indicam que tempestades solares, erupções e ejeções de massa coronal podem impactar a rede elétrica e gerar perturbações significativas. Para aprofundar os estudos sobre clima espacial, a NASA lançará duas missões na próxima semana, visando entender os efeitos dos eventos solares na segurança de missões da Artemis.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Tempestade Solar: Plasma Negro Explode e Ruma à Terra!

No último domingo, uma intensa explosão solar foi registrada pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA. Esta erupção resultou na liberação de uma nuvem de 'plasma negro' que se afastou do Sol, lançando uma ejeção de massa coronal em direção à Terra. O plasma, obtido da mancha solar AR3757 durante uma erupção de classe M1, é percebido como preto nas imagens devido à sua baixa densidade. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA prevê que a ejeção alcance nosso planeta em 24 de julho, embora não cause grandes problemas, apenas um leve aumento na atividade geomagnética.

Estudo aponta que emissões de CO2 podem afetar início da próxima Era Glacial

Um estudo recente da Universidade de Cambridge aponta que as emissões de dióxido de carbono podem retardar o início da próxima Era Glacial prevista para daqui a 1.500 anos, mesmo com a cessação imediata das emissões atuais. A pesquisa alimenta debates entre ambientalistas e grupos pró-gases de efeito estufa na atmosfera. Além disso, cientistas do Reino Unido alertam para a possibilidade de uma mini Era Glacial a partir de 2030, devido a uma queda prevista na atividade solar. Novas descobertas podem impactar profundamente o clima global e os ciclos solares em nosso planeta.