curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Trégua

Tensão cresce entre Hamas e Israel após adiamento de libertação de prisioneiros

O Hamas expressou grave preocupação com a manutenção do acordo de trégua após Israel adiar a liberação de mais de 600 prisioneiros palestinos. O ato, que deveria ocorrer após a entrega de seis reféns israelenses, foi criticado por Bassem Naïm, dirigente do Hamas, que afirmou que Israel se comporta como um criminoso. O movimento pediu que mediadores internacionais, especialmente os Estados Unidos, pressionem Israel a cumprir o acordo. A trégua, em vigor desde 19 de janeiro após 15 meses de conflito, encontra-se em um estado frágil, suscetível a erros que podem romper o acordo.

Bombardeios em Gaza durante negociações de trégua: Israel x Hamas

O Exército israelense bombardeou Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em meio a negociações no Cairo para uma trégua decisiva após sete meses de guerra. Mesmo com advertências internacionais, tanques israelenses assumiram o controle da passagem fronteiriça entre o Egito e Rafah. Os Estados Unidos interromperam o envio de certas bombas para Israel devido a preocupações com a ofensiva. As negociações visam a libertação de reféns israelenses sequestrados pelo Hamas. Israel e o grupo islamista mantêm posições inflexíveis. A proposta contempla retirada de Israel de Gaza e troca de reféns por prisioneiros palestinos.

Israel e Hamas em impasse por trégua em Gaza

Israel e Hamas não chegaram a um acordo de trégua na Faixa de Gaza após uma reunião no Cairo. A guerra que começou em outubro de 2023 já deixou milhares de mortos e feridos. O Hamas exige o fim da agressão de Israel e a libertação de prisioneiros, enquanto Israel busca desarmar o grupo. O ministro de Defesa de Israel alertou sobre uma possível ação militar em Rafah, cidade no sul da Faixa de Gaza, caso não haja acordo. A situação continua tensa e as negociações estão travadas.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!