curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Observatório

Astrônomos exploram vida extraterrestre em nova era de ouro

Localizado na Virgínia Ocidental, o observatório de Green Bank tem sido fundamental na busca por vida extraterrestre, utilizando o maior radiotelescópio orientável do mundo. Nos últimos dez anos, com avanços em inteligência artificial, o projeto Breakthrough Listen colabora com o observatório, após anos de desinteresse do Congresso. O cenário muda, já que a maioria das estrelas parece ter planetas semelhantes à Terra. Cientistas acreditam que estamos em uma nova era de ouro na pesquisa espacial, o que aumenta otimisticamente as chances de descobrir sinais de vida inteligente do universo.

Astrônomos observam despertar e incêndio de buraco negro supermassivo

Astrônomos observaram um buraco negro supermassivo despertando e incendiando o centro de sua galáxia, localizada a 300 milhões de anos-luz da Terra. Após décadas adormecida, a galáxia começou a brilhar intensamente em 2019, emitindo uma grande variedade de radiação do centro onde se acredita estar localizado o buraco negro supermassivo. Este comportamento sem precedentes surpreendeu os astrônomos, que detectaram a ativação do buraco negro em tempo real. Agora, a equipe internacional de astrônomos analisa os dados na esperança de entender se esta atividade é temporária ou durará por muito tempo.

Supertelescópio James Webb flagra gigantesca colisão de asteroides em sistema estelar vizinho

O supertelescópio espacial James Webb flagrou uma colisão colossal de asteroides gigantes em um sistema estelar vizinho ao nosso, confirmando suspeitas antigas. Apresentado na 244ª Reunião da Sociedade Astronômica Americana, o estudo revela que a colisão ocorreu há mais de 20 anos no sistema estelar Beta Pictoris, provocada por enormes corpos celestes rochosos. Com a observação direta desse evento raro e importante, os cientistas agora buscam compreender se a formação de planetas é um processo comum ou raro, e se sistemas planetários como o nosso são tão únicos quanto se pensava.

Telescópio Hubble enfrenta desafios com giroscópio em operação

Após orbitar a Terra mais de 31 mil vezes, durante 34 anos, o Telescópio Espacial Hubble começou a ter problemas técnicos devido ao peso da idade, entrando em modo de segurança especial devido a um giroscópio com mau funcionamento. Com a impossibilidade de conserto do hardware, a NASA decidiu deixar o telescópio operando com apenas um giroscópio saudável. Essa limitação trará algumas restrições, como a necessidade de mais tempo para focar em alvos científicos e a impossibilidade de rastrear objetos mais próximos do que Marte. Apesar disso, a equipe da missão acredita que o Hubble pode operar pelo menos até 2035, mesmo com a redução de funcionalidades.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!