curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Guantánamo

Trump planeja enviar imigrantes condenados a Guantánamo

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que assinará um decreto permitindo ao Departamento de Segurança Interna enviar até 30.000 imigrantes ilegais à prisão militar de Guantánamo. Esta instalação, conhecida por abrigar prisioneiros desde a Guerra ao Terror, atualmente possui apenas 15 detentos. Trump declarou que a medida visa prender os 'piores criminosos' e evita que outros países aceitem esses indivíduos. Além disso, sancionou a lei Laken Riley, que facilita a deportação de imigrantes ilegais acusados de crimes graves, afirmando que isso é uma proteção para vidas inocentes nos EUA.

Trump propõe Guantánamo como prisão para imigrantes ilegais

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou, em 29 de janeiro de 2025, a transformação da prisão de Guantánamo, em Cuba, em um centro para imigrantes ilegais, com a capacidade de abrigar até 30 mil pessoas. Ele mencionou que alguns destes indivíduos são considerados ameaças e que os Estados Unidos não confiam que os países de origem possam mantê-los, justificando assim a decisão. Guantánamo, que já foi o lar de prisioneiros de terrorismo, foi criticada por violações de direitos humanos, e a ideia de usá-la para imigrantes gera controvérsia.

EUA respondem a navios de guerra russos em Cuba enviando submarino nuclear para Guantánamo

Após navios de guerra russos chegarem a Cuba, os Estados Unidos respondem enviando um submarino nuclear à Baía de Guantánamo, onde os navios estão localizados. Os EUA monitorarão de perto os exercícios militares, apesar de não considerarem uma ameaça. Os navios russos estão realizando exercícios militares planejados com Cuba, sendo que dois deles possuem capacidade nuclear. Não há armas nucleares nos navios, e a ação é vista como uma demonstração de amizade entre os países historicamente aliados. Os Estados Unidos propuseram manter uma frota na região para monitorar os navios russos.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!