curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Foguete

Ariane 6: O novo foguete europeu que marca uma nova era na exploração espacial

O lançamento inaugural do novo foguete europeu Ariane 6 finalmente aconteceu, após diversos adiamentos e expectativas. Transportando cubesats, cargas úteis e cápsulas de reentrada, o voo é crucial para os esforços da Europa em retomar o acesso independente ao espaço. Essa iniciativa marca uma nova era de viagens espaciais autônomas e versáteis para o continente. Com missões programadas para o futuro, o Ariane 6 representa uma evolução do bem-sucedido Ariane 5, sendo mais alto, porém mais leve e acessível. Um marco significativo na exploração espacial europeia.

Ariane 6: O lançamento europeu que promete revolucionar o acesso ao espaço

O lançamento espacial europeu mais importante dos últimos anos está prestes a acontecer em Kourou, na Guiana Francesa, com o foguete Ariane 6. Projetado para restabelecer o acesso independente ao espaço após a aposentadoria de seu antecessor, o foguete é capaz de levar até 10,3 toneladas a uma órbita terrestre baixa. Com uma chance de 47% de falha no primeiro voo, o Ariane 6 é uma aposta da ESA para reduzir custos e preservar a autonomia europeia para lançamentos. No futuro, ele competirá com a SpaceX no mercado de lançamentos comerciais.

Explosão catastrófica de foguete chinês durante teste abala planos da Space Pioneer

Um teste do estágio de um foguete da empresa privada Space Pioneer na China terminou em uma explosão catastrófica, com a decolagem não intencionada do foguete Tianlong-3. As imagens mostram uma grande explosão no solo logo após a colisão do módulo. A empresa reportou que houve uma falha estrutural na conexão entre o corpo do foguete e a bancada de testes, resultando na separação do primeiro estágio e na queda do corpo na montanha próxima. O incidente pode atrasar os planos da Space Pioneer de utilizar o foguete Tianlong-3 como sua própria versão do Falcon-9 da SpaceX.

Nasa e Boeing adiam retorno tripulado do foguete Starliner

A Nasa e a Boeing adiaram o retorno tripulado da espaçonave Starliner devido a problemas que podem afetar a missão. A nave CST-100 Starliner deveria ter retornado à Terra em 18 de junho, mas questões técnicas e meteorológicas adiaram a operação. O foguete transportando dois astronautas a bordo foi lançado em 5 de junho e pretendia se desacoplar na sexta-feira para aterrissar em locais pré-determinados. Agendada para seis horas depois, a volta da nave foi afetada por componentes defeituosos e questões de agendamento da ISS. O problema mais recente detectado foi uma válvula de oxidante 'pegajosa'.

SpaceX celebra sucesso de pouso do propulsor do megafoguete Starship

A SpaceX divulgou um vídeo do pouso controlado do propulsor do foguete Starship no Golfo do México. O propulsor Super Heavy fez um pouso suave após o quarto voo de teste do megafoguete, mostrando a perspectiva externa do processo. O veículo decolou da Starbase, no Texas, e ambos estágios conseguiram atingir os respectivos marcos de pouso oceânico. O foguete é projetado para voar para destinos como a Lua e Marte, com a melhoria do desempenho a cada voo de teste realizado nos últimos 14 meses, culminando em uma reentrada mais complexa e bem-sucedida do estágio superior Starship.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!

Quer mais notícias?

Notícias em 1 parágrafo, personalizadas e exclusivas!