curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Deslizamentos

Chuvas intensas ameaçam Rio Grande do Sul com deslizamentos e alagamentos

Chuvas fortes atingem o Sul do Brasil, ameaçando o Rio Grande do Sul com volumes superiores a 200 mm em 48 horas. Enchentes e deslizamentos de terra são esperados devido ao solo já saturado de umidade. Microexplosões causam destruição em diferentes cidades, afetando milhares de casas e estabelecimentos comerciais. A previsão é de continuidade das chuvas intensas, com rajadas de vento de até 70 km/h. O estado deve permanecer em alerta, com chance de novos alagamentos e deslizamentos, mesmo após o período crítico de chuvas. A queda das temperaturas aumenta a preocupação com as condições climáticas para o início de julho.

Enchentes causadas por chuvas excessivas atingem Santa Catarina

Santa Catarina enfrenta enchentes devido à chuva excessiva deste mês, causando inundações, alagamentos e risco de deslizamentos. Rio do Sul teve a primeira enchente do ano com o rio Itajaí-Açu atingindo cotas de emergência. Outras cidades como Brusque, Presidente Getúlio, Lontras e Ituporanga também sofrem com rios transbordando. A chuva continua, mas a previsão da MetSul aponta para melhora e sol a partir de segunda-feira, com pico de cheia no curto prazo e recuo das águas durante a semana. Uma frente fria trará chuva e queda de temperatura no próximo fim de semana.

Todas as rotas entre Caxias do Sul e Porto Alegre estão bloqueadas devido a deslizamentos

Devido aos deslizamentos de terra e cedências de asfalto, todas as vias que conectam Caxias do Sul a Porto Alegre estão bloqueadas, incluindo as opções de percurso por Farroupilha, Bento Gonçalves e São Vendelino. Novas barreiras caíram em Itati, tornando a Rota do Sol intransitável. Os bloqueios iniciaram no início da semana e se intensificaram nesta quinta-feira, impossibilitando qualquer ligação entre as duas cidades.

Chuvas extremas causam inundações e deslizamentos em Santa Catarina

Volumes extremos de chuva atingiram o Sul e Leste de Santa Catarina, causando inundações e deslizamentos de terra. As precipitações chegaram a 500 mm em algumas cidades da região, resultando em alagamentos e enchentes. A causa para a intensidade das chuvas está relacionada à chuva orográfica, provocada pelo relevo local. A previsão é de tempo instável até a quarta-feira, com o avanço de uma frente fria, porém sem volumes tão altos quanto os registrados nos últimos dias. As áreas mais afetadas devem ser no Oeste catarinense, com possibilidade de chuvas intensas.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!