curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Céu

Cometa do século promete espetáculo no céu brasileiro em outubro

O 'Cometa do Século', oficialmente conhecido como C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), estará visível em todo o Brasil no mês de outubro. O cometa fará sua máxima aproximação da Terra no dia 13 de outubro, a uma distância de aproximadamente 70.724.459 quilômetros. Durante meses, sua observação foi dificultada pelo brilho do Sol. Especialistas recomendam locais longe da poluição luminosa para a observação, que deve ocorrer na direção leste ao amanhecer. A possibilidade de visualização a olho nu ainda é incerta, e binóculos podem ser necessários para uma melhor visualização do cometa.

Prepare-se para o Espetáculo: Pico da Chuva de Meteoros Delta Aquaridas Chega ao Brasil!

Na madrugada e noite de terça-feira (30), os brasileiros poderão observar o pico da chuva de meteoros Delta Aquaridas, que promete trazer entre 15 e 20 meteoros por hora. O astrônomo Marcelo de Cicco, do Observatório Nacional, recomenda buscar locais com céus escuros para uma melhor visibilidade, longe das grandes cidades. O evento se estende até 21 de agosto, sendo que os melhores momentos para observação ocorrerão após a meia-noite. A “chuva” se origina do cometa 96P/Machholz, que foi descoberto em 1986 e possui uma órbita de cinco anos ao redor do Sol.

Meteoro ilumina o céu do Nordeste em espetáculo surpreendente

Um meteoro iluminou o céu em cinco estados do Nordeste, gerando um clarão visto por câmeras de segurança e moradores. O fenômeno transformou a noite em dia em várias cidades, incluindo João Pessoa e Juazeiro do Norte. A cantora Simone Mendes se apresentava em Tamboril, Ceará, quando o meteoro foi visto. Astrônomos estimam a região onde o asteroide caiu, causando o brilho intenso. O fenômeno, provocado pelo atrito e aquecimento dos gases, não teve seu tamanho preciso identificado, mas proporcionou um espetáculo no céu nordestino.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!