curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Lula condena repressão na Venezuela e pede diálogo

O governo Lula, por meio do Itamaraty, expressou preocupação com as violações de direitos humanos enfrentadas pela oposição venezuelana, especialmente sob o regime de Nicolás Maduro. Em uma nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores enfatizou a importância do diálogo e reconheceu recentes ‘gestos de distensão’ do governo Maduro, como a libertação de 1.500 detidos. Contudo, criticou episódios de perseguição e prisões de opositores, incluindo a líder María Corina Machado. Com o início do novo mandato de Maduro, a fronteira com o Brasil foi fechada, espera-se reabertura em breve, segundo o Itamaraty.

Cuca fala sobre acusações de estupro ao ser apresentado no Atlético

No dia 13 de janeiro de 2025, Cuca foi apresentado como técnico do Atlético e abordou o caso de acusação de estupro que o envolveu em 1989, na Suíça. Antes mesmo de iniciar as perguntas da imprensa, ele reconheceu seus erros passados e afirmou que tem se esforçado para se tornar uma pessoa melhor. Cuca destacou seu envolvimento em palestras que discutem a conscientização sobre o tema, principalmente entre jovens do Instituto Cuca. Ele enfatizou a necessidade de melhorar a compreensão das dificuldades enfrentadas pelas mulheres, especialmente no contexto do futebol machista.

Marina Silva critica reeleição de Maduro e destaca luta pela democracia na Venezuela

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou o governo de Nicolás Maduro após a reeleição contestada dele em julho de 2024. Segundo Marina, Edmundo González, candidato da oposição, teve uma vitória acachapante, mas Maduro assumiu por controlar todas as instituições do país. Ela comentou a situação em publicação nas redes sociais, afirmando que a luta pela democracia na Venezuela é histórica, e que a comunidade internacional, especialmente as democracias americanas, deveria exigir o respeito aos direitos humanos e eleições justas, definindo a luta entre democracia e autoritarismo como crucial.

Lula planeja visita a acampamento do MST após ataque violento

O presidente Lula anunciou uma visita ao acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, São Paulo, após um ataque que resultou em pelo menos dois mortos e seis feridos. Durante uma ligação com o coordenador nacional do MST, Gilmar Mauro, Lula expressou solidariedade e determinou que a Polícia Federal investigasse o incidente. O ataque deixou Valdir Nascimento e Gleison Barbosa mortos, e um suspeito, conhecido como 'Nero do Piseiro', foi preso. O Ministério dos Direitos Humanos também prometeu assistência às vítimas e proteção às lideranças do movimento.

Itamaraty pressiona Maduro por um diálogo urgente na Venezuela

Um dia após a posse de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela por um terceiro mandato, o Itamaraty fez um ultimato ao governo venezuelano. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou preocupação com as violações de direitos humanos na Venezuela, especialmente em relação a opositores políticos. Além disso, o Itamaraty condenou o fechamento das fronteiras com Brasil e Colômbia. O Brasil instou o diálogo entre as forças políticas do país, enfatizando a importância do respeito aos direitos humanos. Enquanto isso, Maduro enfrenta pressão internacional e acusações de fraude eleitoral.

Líder do governo Lula critica posse de Maduro como ilegítima

O líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, criticou a posse de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela, considerando-a 'ilegítima e farsante'. Rodrigues enfatizou a responsabilidade de todos os democratas em condenar regimes autoritários de qualquer espectro político, destacando a violação dos direitos humanos e a falta de alternância de poder sob o governo Maduro. A comunidade internacional, incluindo a União Europeia e oito países, contestou a reeleição, acusando fraude. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil também expressou preocupação com as violações de direitos contra opositores políticos na Venezuela.

'Meu pai é um predador', desabafa filha de vítimas de abuso em entrevista impactante

Caroline Darian revelou em uma entrevista à BBC o trauma causado pela revelação de que seu pai, Dominique Pelicot, havia drogado e estuprado sua mãe, Gisèle Pelicot, por cerca de 10 anos. Dominique foi condenado a 20 anos de prisão após um julgamento que trouxe à tona graves questões sobre abuso sexual e submissão química. Darian, que também acredita ter sido alvo do pai, escreveu um livro sobre suas experiências e luta contra a violência de gênero. A pesquisadora enfatiza a necessidade de dar voz a vítimas de abuso e educar sobre os perigos de drogas usadas para facilitar o crime.

Lula e o governo brasileiro opinam sobre a Venezuela e os riscos da repressão

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil se manifestou neste sábado sobre os recentes eventos negativos na Venezuela. O governo brasileiro expressou profundo pesar em relação a prisões e perseguições políticas. Embora tenha enviado uma embaixadora para a posse do presidente Nicolás Maduro, que ocorreu sem o reconhecimento de diversas nações, inclusive os Estados Unidos, o Brasil enfatizou a importância de garantir os direitos de oposição. O Itamaraty também pediu diálogo entre forças políticas venezuelanas, reconhecendo esforços de distensão, como a liberação de prisioneiros e a reabertura de escritórios de direitos humanos em Caracas.