curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

SpaceX realiza com sucesso lançamento da missão Crew-12 com quatro astronautas

  • A SpaceX lançou com sucesso a missão Crew-12, enviando quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional em 13 de fevereiro de 2026.
  • O foguete Falcon 9 decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, levando a cápsula Dragon Freedom, que deverá se acoplar à ISS em 14 de fevereiro.
  • Os astronautas terão um período prolongado de nove meses na estação para participar de experimentos científicos e atividades de manutenção.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Prepare-se para o lançamento emocionante da Crew-12 com o Olhar Digital!

  • Acompanhe ao vivo o lançamento da missão Crew-12 com o Olhar Digital.
  • A missão levará quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) e está marcada para às 7h15 (horário de Brasília) neste sábado, 14.
  • A Crew-12 será o 12º voo rotacional tripulado da SpaceX e deve chegar à estação às 12h15.

SpaceX muda foco para a Lua antes de missão a Marte

  • A SpaceX, liderada por Elon Musk, mudou seu foco para a construção de uma cidade autossustentável na Lua, com previsão de conclusão em menos de 10 anos.
  • Musk mencionou que a intenção de estabelecer uma colônia em Marte ainda está em seus planos, mas que a prioridade atual é garantir o futuro da civilização, o que é mais viável na Lua.
  • A empresa enfrenta atrasos no desenvolvimento da espaçonave Starship e possui um contrato de $4 bilhões com a NASA para realizar missões lunares, competindo com a Blue Origin de Jeff Bezos.

Elon Musk prioriza construção de cidade na Lua pela SpaceX

  • Elon Musk anunciou que a SpaceX mudou seu foco para a construção de uma cidade autossustentável na Lua.
  • O projeto de há muito planejado para Marte permanece, mas a prioridade agora é a Lua, que pode ser alcançada mais rapidamente.
  • Musk destacou a concorrência com a China e a necessidade de garantir o futuro da civilização como motivações para essa mudança de foco.

Nasa faz história ao antecipar retorno de astronautas por problema médico

A Nasa antecipou o retorno de quatro astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) devido a um problema médico de um membro da tripulação. Essa é a primeira vez que uma missão da ISS é interrompida por questões de saúde. A tripulação Crew-11, incluindo dois americanos, um japonês e um russo, retornará mais de um mês antes do previsto, utilizando uma cápsula Crew Dragon da SpaceX. Embora a natureza da condição médica não tenha sido divulgada, a Nasa afirmou que o astronauta está estável e não requererá tratamento especial durante a viagem de volta.

China alerta sobre os riscos dos satélites Starlink de Elon Musk

A China alertou na ONU sobre os riscos à segurança global representados por satélites privados, como os da Starlink, de Elon Musk. Durante reunião do Conselho de Segurança, o país destachou preocupações com quase colisões e uso militar desses satélites. O representante chinês pediu novas normas para regulamentar atividades espaciais e mitigar abusos. Incidentes passados já forçaram manobras da estação espacial Tiangong devido à aproximação perigosa de satélites Starlink. Em resposta, a SpaceX planeja reconfigurar sua constelação para aumentar a segurança espacial e evitar riscos elevados no espaço.

Explosão da nova Starship abala cronograma da SpaceX

Um teste da nova versão da Starship, realizado na última quinta-feira (20) na Starbase, Texas, resultou em uma explosão que danificou um componente crítico, antes mesmo da instalação dos motores. A SpaceX confirmou que ninguém se feriu, já que a área estava isolada, mas a situação levanta questionamentos sobre o cronograma da empresa. A Starship V3, projetada para ser maior e mais potente, enfrentará atrasos em seus testes. A NASA já expressou preocupações, considerando a possibilidade de novos parceiros para os contratos lunares, enquanto a SpaceX investiga as causas do incidente.

NASA reabre contrato lunar e desafia SpaceX a acelerar desenvolvimento da Starship

A NASA anunciou que vai reabrir o contrato de pouso lunar, anteriormente destinado à SpaceX, devido aos atrasos com o módulo lunar Starship. Esta mudança permitirá que concorrentes como a Blue Origin se candidatem a futuras missões de pouso na Lua, com o chefe interino da NASA, Sean Duffy, prevendo uma nova competitividade no programa lunar Artemis. A SpaceX, originalmente escolhida em 2021, enfrenta desafios significativos com o desenvolvimento da Starship, que deve realizar o primeiro pouso humano na Lua desde 1972. A nova estratégia da NASA altera de forma importante a direção do programa lunar.