curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Inovação promete revolucionar a inseminação na pecuária brasileira

Uma nova tecnologia inovadora está transformando a reprodução na pecuária brasileira ao identificar vacas que provavelmente ficarão prenhas antes da inseminação. Descrita pelo médico-veterinário Gustavo Macedo da UFMS, a técnica combina espectroscopia de infravermelho e inteligência artificial, resultando em uma precisão de 100%. Com amostras sanguíneas, o método analisa a fertilidade do animal, permitindo que produtores foquem em vacas de alto potencial. Além de otimizar recursos, a tecnologia promete reduzir custos e melhorar a sustentabilidade do rebanho, com potencial para revolucionar a produção de carne e leite no país.

Morte de vacas marca tragédia em Venâncio Aires após enchentes no RS

Sete meses após as enchentes devastadoras de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, os corpos de vacas que morreram tentando escapar da água em um curral permanecem no mesmo local. Cerca de 80 animals perderam suas vidas em uma fazenda na Vila Mariante, em Venâncio Aires, o que se tornou um triste símbolo da tragédia que afetou a região. A vila, um lugar que busca se reerguer, ainda convive com o rescaldo da destruição. Produtores rurais enfrentam grandes dificuldades, sem suporte adequado e lutando para recomeçar suas atividades após a devastação das enchentes.

Ministério da Agricultura alerta sobre café torrado impróprio para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu um alerta sobre a desclassificação de 14 marcas de café torrado devido à presença de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela lei. As empresas responsáveis devem recolher os produtos imediatamente, conforme a Portaria nº 570. A ação faz parte da Operação Valoriza, que coletou 168 amostras de café em todo o país. Os consumidores devem evitar o consumo desses produtos e solicitar a substituição seguindo o Código de Defesa do Consumidor, informando qualquer venda das marcas desclassificadas ao Ministério. Confira as marcas e lotes desclassificados e mais informações no site do Ministério.

Massa de ar polar traz geada e temperaturas negativas para o Sul do Brasil

Uma massa de ar polar está chegando ao Sul do país, trazendo temperaturas negativas e risco de geada nas lavouras de milho segunda safra. O ciclone se afastou da costa da região, porém uma nova frente fria trouxe mais chuva para o Sul. As mínimas podem chegar a 3 °C no Rio Grande do Sul e 5 °C em Santa Catarina e Paraná. No Centro-Oeste, as máximas podem atingir 35 °C, enquanto no sul de São Paulo podem chegar a 38 °C. O frio deve se intensificar nos próximos dias em diversas regiões do país.

Semana de condições climáticas extremas em todo o Brasil

A semana entre 22 e 26 de abril terá condições climáticas variadas em todas as regiões do Brasil. A região Sul enfrentará chuvas intensas, especialmente no Rio Grande do Sul, prejudicando operações de colheita da soja e arroz. No Sudeste, o tempo será firme e ensolarado, com temperaturas acima de 30 ºC. Já no Centro-Oeste, haverá chuvas concentradas no centro-norte de Mato Grosso. No Nordeste, chuvas aliviarão o calor, enquanto no Norte do país, haverá chuvas intensas em algumas áreas, afetando operações agrícolas.