curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Descubra a fase da Lua neste domingo e aproveite o calendário completo para junho

Hoje, domingo, 2 de junho de 2024, a Lua está na fase minguante, está 24% visível e decrescendo. Faltam apenas 4 dias para a Lua Nova. Confira o calendário completo de fases da Lua em junho. As fases da Lua no mês de junho de 2024 começam já no dia 6 com a chegada da Lua Nova e o fim da Lua Minguante de maio. A mudança ocorre às 9h40. Já no dia 14 é a vez da Lua Crescente, à 2h19. A Lua Cheia surge às 22h10 do dia 21 deste mês. As fases da Lua do mês de junho contam ainda com a Lua Minguante, no dia 28 às 18h55. Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias. Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).

Asteroide que ameaçava a Terra pode se chocar com a Lua

Um asteroide previamente considerado uma ameaça à Terra agora apresenta uma probabilidade de 3,8% de colidir com a Lua, conforme dados do telescópio James Webb. Anteriormente, o asteroide 2024 YR4 tinha uma probabilidade de 3,1% de impactar nosso planeta, mas esta hipótese foi descartada. O asteroide, que mede entre 53 e 67 metros, é suficientemente grande para causar danos significativos. Embora a chance de impacto lunar aumente, a NASA garante que ainda há 96,2% de chances de que não ocorra uma colisão, levantando o interesse científico por um possível impacto lunar.

Fase da Lua: Descubra o que acontece hoje, 03 de abril de 2025!

Hoje, 3 de abril de 2025, a Lua apresenta sua fase Nova, com 29% de visibilidade e em processo de crescimento. Essa fase marcará a transição para a Lua Crescente, que começará amanhã, 4 de abril, às 23h16. O calendário lunar deste mês destaca outros eventos, como a Lua Cheia no dia 12, às 21h23, e a Lua Minguante no dia 20, às 22h37. O ciclo lunar dura em média 29,5 dias, incluindo as principais fases e as interfases, que dividem as mudanças visíveis durante esse intervalo. Fique atento às fases futuras!

Abril promete céu estrelado com chuva de meteoros e a Lua Rosa

Abril traz uma série de fenômenos astronômicos imperdíveis. No dia 13, a Lua Rosa será visível, embora não apresente coloração rosada, o nome é referente à floração de uma planta nativa americana. Este ano, será uma microlua, com 5,5% a menos de tamanho e 11% menos brilho. Um alinhamento planetário ocorrerá nas primeiras horas do dia 17, envolvendo os planetas Vênus, Saturno, Mercúrio e Netuno. Por fim, a chuva de meteoros Líridas atingirá seu pico entre a noite de 22 e 23 de abril, oferecendo uma taxa de 18 meteoros por hora, incluindo algumas bolas de fogo.

Descobertas do módulo Blue Ghost podem revelar segredos da Lua

O módulo lunar Blue Ghost, da Firefly Aerospace, conseguiu pousar na Lua no início de março, tornando-se a primeira nave privada a realizar essa missão. Antes de ser desligado devido ao frio da noite lunar, registrou imagens impressionantes do pôr do sol no satélite. Os especialistas da NASA agora analisam essas fotografias em busca do enigmático “brilho do horizonte” da Lua. Esse fenômeno, que já intrigou cientistas desde a década de 1960, pode ser explicado pelo fenômeno de poeira lunar eletricamente carregada. As imagens podem fornecer dados cruciais para entender melhor esse mistério lunar.

Descubra a fase da Lua hoje, 16 de março de 2025!

No dia 16 de março de 2025, a Lua está na fase Cheia, apresentando 97% de visibilidade e iniciando seu processo de decrescimento. Restam apenas seis dias até que se inicie a fase Minguante. O calendário lunar de março mostra que a Lua Crescente começou a aparecer no dia 6, após o fim da Lua Nova de fevereiro. A Lua Cheia ocorreu no dia 14 e a Lua Minguante está programada para surgir no dia 22. Finalmente, a fase Lua Nova retornará no dia 29, completando assim um ciclo lunar de 29,5 dias.

Eclipse lunar total transforma Lua em um espetáculo vermelho

Entre a noite de quinta-feira e as primeiras horas de sexta, um impressionante eclipse lunar total coloriu a Lua de tons avermelhados, resultado da refração da luz solar pela atmosfera terrestre. Durante o evento, a Lua percorreu a sombra umbral da Terra, com o lado sul escurecido e o lado norte apresentando uma nuance mais clara. Conhecido como 'Lua de Sangue', esse fenômeno ocorre quando a atmosfera da Terra dispersa luz azul, permitindo que cores avermelhadas iluminem a superfície lunar. O próximo eclipse lunar total ocorrerá entre 7 e 8 de setembro de 2025, parcialmente visível na Ásia.

Eclipse lunar total deslumbrante encanta espectadores pelo mundo

Na madrugada de 14 de março de 2025, o Brasil e toda a América do Norte, Central e do Sul puderam testemunhar o primeiro eclipse lunar total do ano. O fenômeno aproveitou o alinhamento perfeito entre o Sol, a Terra e a Lua, fazendo com que a Lua passasse completamente pela sombra da Terra. O auge do eclipse ocorreu exatamente às 3h58, no horário de Brasília, quando a Lua apareceu como um espetacular disco avermelhado no céu. Vários locais, como o México, Porto, Toronto e a Cidade do Cabo, registraram imagens impressionantes deste fenômeno astronômico.