curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Artemis II: A missão que não pousará na Lua

A missão Artemis II da NASA, programada para 6 de fevereiro, levará quatro astronautas em uma jornada histórica ao redor da Lua, marcando a primeira viagem de humanos nesse percurso desde a Apollo 17, em 1972. Contudo, a missão não incluirá um pouso lunar, pois não dispõe de um módulo para esse fim. O foco da Artemis II é testar novas capacidades da espaçonave Orion e priorizar a segurança da tripulação. A missão será fundamental para futuros pousos na Lua, como o planejado para a Artemis III, previsto para 2028, quando um módulo lunar estará disponível.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Envie seu nome para a Lua com a missão Artemis II!

A NASA permitirá que mais de 1,5 milhão de pessoas enviem seus nomes para a Lua na missão Artemis II, programada para 6 de fevereiro. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da NASA, e seus nomes serão registrados em um cartão SD que viajará a bordo da espaçonave Orion. O prazo para a inscrição encerra em 21 de janeiro. A missão contará com quatro astronautas, incluindo um canadense, e não incluirá um pouso lunar, focando em uma jornada de 10 dias em torno do satélite. Todos os participantes receberão um cartão de embarque personalizado.

Foguete da Nasa avança para a Lua em movimento lento

No último sábado, a Nasa iniciou o transporte de seu imenso foguete Space Launch System (SLS) em direção à plataforma de lançamento na Flórida. Viajando a uma velocidade de apenas 1,6 km/h, o SLS, que mede impressionantes 98 metros, saiu de sua garagem no Centro Espacial Kennedy. Essa movimentação marca o início dos preparativos para a missão Artemis II, prevista para fevereiro, que levará quatro astronautas ao redor da Lua. O avião espacial visa se preparar para futuras missões que incluem pousos na superfície lunar, embora essa missão específica não efetue um pouso lunar.

Nasa dá início aos preparativos para a missão Artemis II rumo à Lua

A NASA inicia os preparativos finais para o lançamento da missão Artemis II, que ocorrerá em 6 de fevereiro, levando quatro astronautas para orbitar a Lua, após mais de cinquenta anos sem missões tripuladas. A última foi a Apollo 17, em 1972. Caso ocorram imprevistos, a janela de lançamento se estende até 11 de fevereiro, com uma nova tentativa prevista para março. A trajetória permitirá aos astronautas observar a Lua e a Terra em uma viagem que deve durar cerca de dez dias, com retorno sem propulsão adicional, utilizando o campo gravitacional. É um marco na exploração lunar.

Nasa retorna à Lua com Artemis II e inclui primeira mulher na tripulação

Em 2026, a Nasa inicia um novo capítulo na exploração espacial com a missão Artemis II, que marcará a volta à Lua após mais de cinquenta anos. Pela primeira vez, uma mulher, Christina Koch, fará parte da tripulação, composta também por três homens. A missão não prevê pouso na Lua, mas sim um sobrevoo que testará os sistemas da cápsula Orion e garantirá a segurança dos astronautas. Com duração de dez dias, o voo partirá do Centro Espacial Kennedy, validando a infraestrutura para futuras missões lunares e pesquisas científicas, tendo a Apollo 17 como referência anterior.