curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Ufrgs

Estimativa de cheia duradoura do Guaíba surpreende especialistas

Os hidrólogos da UFRGS emitiram uma nova projeção nesta sexta-feira, estimando que a cheia do Guaíba durará mais tempo devido ao expressivo volume de chuvas nas regiões Central e Norte. O nível do rio voltou a subir, superando a marca de quatro metros, e os dados de medição precisarão ser reavaliados. A previsão é que as chuvas cheguem nos próximos dias à região metropolitana de Porto Alegre, o que contribuirá para a prolongação da cheia.

Hidrólogo da UFRGS alerta para possibilidade de novos alagamentos em Porto Alegre

O pesquisador Fernando Fan, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, alertou que a chuva pode causar novos alagamentos em Porto Alegre devido à falta de limpeza da cidade. Ele destacou que a elevação do Guaíba pode resultar no avanço da água pela comporta 3, no Cais Mauá, mesmo com o sistema de escoamento aberto para esvaziar a Capital. A preocupação é que o vento possa provocar uma nova invasão. Enquanto a limpeza não for realizada adequadamente, as ruas estarão sujeitas a novas cheias.

Especialistas preveem Guaíba acima da cota de inundação até o fim de maio

Especialistas projetam que o nível do Guaíba permanecerá acima da cota de inundação, 3m, até o final de maio, caso não ocorra chuva significativa ou influência negativa do vento. A projeção foi feita por pesquisadores ligados à UFRGS em boletim diário divulgado nesta quinta-feira. A situação é preocupante e indica a possibilidade de mais problemas relacionados às enchentes na região nos próximos dias.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!