curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Fome

Ausências marcam cúpula do g20 e geram mal-estar diplomático

Na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, líderes globais se reuniram sem a presença dos presidentes Joe Biden, Giorgia Meloni e Justin Trudeau, resultando em considerável mal-estar diplomático. A foto oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi realizada, mas a ausência dos três líderes fez com que a seriedade do evento fosse questionada. Os líderes do G7 especularam sobre um possível boicote à presença do chanceler russo, Lavrov. Apesar das tensões em relação à guerra na Ucrânia, o Brasil manteve sua posição firme na declaração final, sem reabrir debates sobre a situação atual.

G20 no Rio: 80 países se unem para combater fome e pobreza global

Durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, mais de 80 países, incluindo Brasil e Estados Unidos, anunciaram a formação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O objetivo é erradicar estes problemas até 2030, com políticas de combate que levarão em conta as especificidades de cada região. A aliança conta com 81 países, nove bancos globais e 31 ONGs, incluindo a FAO e o Unicef. As iniciativas devem ser lideradas a partir do Brasil, que também organizará as primeiras operações da aliança a partir de 2025, sendo essencial o envolvimento das comunidades e governos locais.

Encontro histórico entre o Papa Francisco e Dilma Rousseff aborda desafios globais

O Papa Francisco recebeu a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do banco dos Brics, em uma audiência privada no Vaticano, onde os dois trocaram presentes e discutiram sobre fome, desigualdade e mudanças climáticas. Durante o encontro, eles conversaram em português e espanhol, abordando os desafios da humanidade e ações necessárias para enfrentá-los. Dilma presenteou o papa com o livro 'Theodoro Sampaio. Nos sertões e na cidade', e em troca recebeu a encíclica 'Laudato si', a exortação apostólica 'Laudate Deum' e uma escultura em bronze, simbolizando a importância de ajudar o próximo. Ao se despedirem, ambos se ofereceram orações um pelo outro.

Marina Silva desmascarada pelo IBGE e governo Lula é acusado de calote em usinas de açúcar

No Fórum Econômico Mundial de Davos, Marina Silva mentiu ao afirmar que 120 milhões de pessoas passavam fome no Brasil, ao lado de Fernando Haddad. A declaração falsa foi desmascarada pelo IBGE, que apontou que na verdade 7,4 milhões de famílias sofrem de insegurança alimentar. Além disso, o governo Lula é acusado de aplicar calote em usinas de açúcar, protelando o pagamento de dívidas. A chicana jurídica utilizada pelo governo para isso impacta diretamente os produtores. Enquanto isso, outras polêmicas envolvem a CGU e a Venezuela, demonstrando a falta de ética e transparência no cenário político atual.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!