curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Egito

Egito e Banco Mundial buscam alternativas ao plano de Trump para Gaza

O Egito, em colaboração com o Banco Mundial, está desenvolvendo uma alternativa ao plano de Donald Trump para a Faixa de Gaza. O plano proposto estaria focado na reconstrução da região e exclui a participação do Hamas, remetendo a governança a um grupo comunitário. No entanto, devido à falta de resolução sobre o status do Hamas, o plano pode enfrentar desafios. Emirados Árabes Unidos e Catar também se mobilizam para financiar a reconstrução, que deve levar de três a cinco anos. Uma cúpula árabe está agendada para discutir alternativas ao plano original de Trump.

Pesquisadores descobrem bolhas de plasma sobre as pirâmides do Egito

Pesquisadores chineses descobriram bolhas de plasma equatorial sobre as Pirâmides de Gizé, fenômeno terrestre que ocorre devido à separação entre áreas com diferentes densidades na ionosfera. Essas bolhas, identificadas pela primeira vez da superfície terrestre com o uso do Radar Ionosférico de Longo Alcance em Baixa Latitude, são cruciais por causarem interferências em sinais de GPS e comunicações via satélite. A pesquisa ressalta a importância de monitorar esses fenômenos para aprimorar a confiabilidade das tecnologias de comunicação, além de abrir portas para novos estudos sobre a ionosfera e seus impactos nas telecomunicações.

Mediadores do Qatar e do Egito planejam envolver Hamas para cessar-fogo em Gaza

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, revelou neste sábado que mediadores do Qatar e do Egito estão planejando envolver militantes do Hamas para negociar um cessar-fogo em Gaza, proposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden. Mesmo com a recepção favorável do Hamas à proposta, Israel ainda rejeita a exigência de garantia do fim da guerra. Autoridades dos EUA acreditam que é possível chegar a um acordo e que os mediadores devem conversar com o Hamas para entender o que pode ser negociado. A situação segue em análise para tentar alcançar a paz na região.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!