curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Docentes

Governador de São Paulo defende escolas cívico-militares como promotoras de direitos humanos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, defendeu a constitucionalidade da lei que viabilizou as escolas cívico-militares no estado, alegando que promovem os direitos humanos e civismo. O PSOL, autor da ação contra a legislação, vê o projeto como militarização da escola civil. A proposta envolve gestão compartilhada entre corporações militares e secretarias de Educação. O governo alega que não cria nova modalidade de ensino. Professores criticam desvalorização da categoria. Militares da reserva poderão ter remuneração maior do que a de professores. A ação está no STF aguardando decisão.

Presidente Lula convoca reunião com reitores para tratar de impasse na greve dos docentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com os reitores das universidades federais para 5ª feira (6.jun.2024) no Palácio do Planalto. A reunião tem o objetivo de tratar do impasse na greve dos docentes, em que professores federais tentam retomar a negociação salarial com o governo. Representantes do movimento grevista já se reuniram com o governo para tentar retomar as negociações, mas o acordo só prevê discussões não remuneratórias. A divisão entre as entidades sindicais dos docentes gera incertezas quanto aos resultados das negociações em andamento.

Sindicatos divididos sobre fim da greve de professores federais: Proifes aceita proposta e Andes-SN rejeita

Após quase 50 dias de greve dos professores das universidades e institutos técnicos federais, a Proifes assinou um acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para encerrar as paralisações, enquanto o Andes-SN rejeitou a proposta e pretende manter a greve. A divisão entre as entidades não é inédita, com o Proifes aceitando proposta governamental em paralisações passadas. A proposta oferece aumentos de 13,3% a 31% até 2026, com reajustes a partir de 2025, sendo aprovada pela Proifes. A Andes-SN critica a atitude do governo e pede recomposição do orçamento das universidades federais.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!