curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Dmae

Dmae adia instalação de bomba de drenagem no bairro Humaitá em Porto Alegre

A instalação de uma quarta bomba flutuante no bairro Humaitá, em Porto Alegre, foi adiada novamente pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A previsão inicial era de que o equipamento começasse a funcionar neste domingo para auxiliar no escoamento das águas, porém o serviço foi remarcado para segunda-feira. A bomba, emprestada pela Sabesp, faz parte das ações para minimizar os impactos das chuvas na região, contribuindo para evitar alagamentos e enchentes.

Chuvas causam alagamentos e preocupação em Porto Alegre

Com a chuva retornando com força em Porto Alegre nesta quinta-feira, diferentes regiões da Capital começaram a alagar novamente, dificultando o trânsito nas vias dos bairros. A água impede a passagem de veículos em diversos pontos, chegando na altura do joelho em algumas regiões. Moradores estão saindo de casa com pertences e temendo novos episódios de invasão da água. Equipes estão atuando para colocar os motores em operação e o diretor-geral do Dmae afirma que a água deve estabilizar e iniciar um recuo ao longo do dia, restabelecendo a normalidade da cidade.

Recuperação de bombas evita nova inundação em Porto Alegre

Após a inundação em Porto Alegre devido ao transbordamento do Rio Guaíba, a recuperação das bombas de água evitou uma nova catástrofe na cidade. A falta de funcionamento adequado das estações de bombeamento levou a alagamentos em diversos bairros, porém, com a rápida ativação de mais estações, a situação foi controlada. O pesquisador Iporã Possantti destacou que a inundação poderia ter sido evitada se o sistema de proteção estivesse em pleno funcionamento desde o início. A ação rápida do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi crucial para minimizar os danos causados pela enchente.

Diretor-adjunto do Dmae defende sistema contra cheias em Porto Alegre

O diretor-adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes, afirmou que a enchente em Porto Alegre nos últimos dias expôs falhas de projeto e de manutenção, mas não foi causada por falta de manutenção. A água avançou por entre o Muro da Mauá, diques e redes de drenagem devido ao fato de a enchente ter superado a capacidade prevista do sistema, mesmo que tenha ficado abaixo da cota de inundação calculada. O Ministério Público irá investigar a proteção contra enchentes na Capital.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!

Quer mais notícias?

Notícias em 1 parágrafo, personalizadas e exclusivas!