curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Cotas

Presidente da Câmara recua após tentativa de votar PEC polêmica sobre cotas em partidos políticos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tentou colocar em votação a PEC que perdoa partidos políticos que desrespeitaram cotas de negros e de mulheres na eleição de 2022, gerando revolta em parlamentares. Após reclamações, Lira recuou e retirou o projeto de votação. A proposta isentava multas por não cumprir cotas de gênero e raça, reduzia recursos para candidaturas de pessoas negras e afrouxava a cota de gênero. A ONG Transparência Partidária estima que o montante total das multas pode chegar a R$ 23 bilhões, mas não há número oficial sobre o valor.

Ex-BBB Matteus Amaral se pronuncia sobre acusações de fraude em nova declaração

O ex-BBB Matteus Amaral fez uma nova declaração em vídeo sobre as acusações de fraude envolvendo as cotas em universidade. Durante o 8° Seminário de Benzedores, ele falou sobre a importância da fé e do orgulho de ser da sua cidade natal, Alegrete. Agradecendo ao apoio do povo gaúcho, ele desabafou sobre as dificuldades que está enfrentando. Matteus Amaral mostrou gratidão por todo o apoio recebido e afirmou que enfrentou situações difíceis causadas por pessoas maldosas.

Ex-BBB Matteus Amaral usa cotas para negros em instituição de ensino

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) confirmou que o ex-BBB Matteus Amaral usou cotas para pretos/pardos para ingressar no curso de engenharia agrícola da instituição, em 2014. Na época, o processo de verificação era baseado apenas na autodeclaração do candidato, sem possibilidade de comprovação. A descoberta da inclusão de Matteus nas cotas gerou polêmica nas redes sociais, já que ele não é reconhecido como preto ou pardo. O caso ressaltou a importância de aperfeiçoar os mecanismos de verificação de cotas nas instituições de ensino.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!