curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Cerimônias

Rito emocionante marca fechamento do caixão do Papa Francisco

Na Basílica de São Pedro, ocorreu o rito de fechamento do caixão do Papa Francisco, presidido pelo Cardeal Camerlengo, Kevin Farrell. O evento foi realizado no Altar da Confissão e contou com a presença de familiares próximos do Pontífice. Durante a cerimônia, o Mestre das Celebrações Litúrgicas leu o 'Rogito', um texto que foi colocado dentro do caixão. O rito, que seguiu as diretrizes do 'Ordo Exsequiarum Romani Pontificis', terminou às 21h. O Cabido de São Pedro ficará em vigília contínua ao lado do corpo do Papa até a Santa Missa do dia seguinte.

Rituais de sepultamento do papa Francisco são detalhados pelo Vaticano

O Vaticano anunciou detalhes sobre o fechamento do caixão e sepultamento do papa Francisco, programados para sexta e sábado. As cerimônias incluirão rezas em latim, uma bolsa de moedas e água benta, seguindo o ritual do livro de ritos fúnebres, o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis. O velório, que já recebeu mais de 60 mil fiéis, será finalizado antes das cerimônias. Durante o fechamento do caixão, um mestre de cerimônias lê uma ata oficial e coloca uma bolsa de moedas junto ao corpo. O sepultamento ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma.

Funeral do papa Francisco será realizado no sábado de manhã

O Vaticano confirmou que o funeral do papa Francisco ocorrerá no próximo sábado, às 5h, horário de Brasília. A data foi decidida em uma reunião de cardeais. Francisco faleceu aos 88 anos devido a um AVC e insuficiência cardíaca. O corpo do pontífice será levado na quarta-feira para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto ao público para homenagens. A Missa Exequial, presidida pelo cardeal Giovanni Battista, será celebrada antes do sepultamento. A Igreja Católica realizará várias cerimônias para se despedir de Francisco, destacando sua simplicidade e legado espiritual.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!