curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Senado aprova fim da jornada 6x1 e reduz carga horária de trabalho

A CCJ do Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição que extinguirá a jornada 6x1, estabelecendo que a duração da jornada de trabalho não poderá exceder 36 horas semanais. A nova regra prevê um descanso semanal de no mínimo dois dias, preferencialmente aos sábados e domingos. Este texto ainda precisa ser aprovado pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados. Durante um período de transição de até cinco anos, a carga horária máxima será reduzida gradualmente, atingindo a meta de 36 horas em 2030, enquanto são mantidas as oito horas diárias.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Fim da escala 6x1: Senado aprova proposta de redução da jornada de trabalho

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma proposta de emenda constitucional (PEC) que visa acabar com a jornada de trabalho de seis dias e um de descanso, conhecida como escala 6x1. A proposta também prevê a redução da carga horária de 44 para 36 horas semanais. Contudo, o projeto deve passar por várias etapas legislativas antes de se tornar lei, incluindo aprovação no plenário do Senado e na Câmara dos Deputados. O governo Lula mostrou-se favorável à redução, com impactos esperados na melhoria das condições de trabalho para cerca de 150 milhões de brasileiros.

Motorista causa pânico no Rodoanel com falsa ameaça de bomba

Dener Laurito dos Santos, motorista que causou pânico no Rodoanel em São Paulo com uma falsa ameaça de bomba, foi expulso da Polícia Militar por atos desonrosos. Ele alegou inicialmente ter sido vítima de assalto, mas depois confessou ter inventado a história para chamar a atenção para causas trabalhistas dos caminhoneiros. Durante seu ato, ele amarrava um simulacro de bomba em si mesmo e atirou uma pedra em seu caminhão para criar uma cena de assalto. Ele foi indiciado por falsa comunicação de crime, e a investigação prossegue na delegacia da região.

Pejotização resulta em perdas de R$ 106 bilhões para o Brasil, alerta ministro

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, alertou que mais de R$ 106 bilhões foram perdidos em arrecadação entre 2022 e 2025, devido à pejotização, que afeta a Previdência, o Fundo de Garantia e o Sistema S. Ele enfatizou que a pejotização enfraquece a proteção dos trabalhadores e pode intensificar o déficit previdenciário. Durante a audiência no STF, Marinho destacou a desvalorização do trabalho, especialmente entre os jovens, que são incentivados a se registrar como pessoa jurídica. Ele defendeu uma reflexão sobre a legitimidade da pejotização e seus impactos negativos na dignidade do trabalhador.

Horóscopo do amor: paciência é a chave para Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Os signos de Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes devem adotar uma abordagem paciente nas relações amorosas nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2025. Para Sagitário, a Lua em Capricórnio destaca a atenção voltada às finanças, enquanto Capricórnio começa a semana com energia renovada, recomendando-se moderação nas cobranças emocionais. Aquário deve confiar na intuição para resolver pendências profissionais, enquanto Peixes se sente atraído por novos projetos, mas deve cuidar das finanças e das amizades. A comunicação clara será vital para evitar tensões no amor, particularmente à noite. Números da sorte foram sugeridos.

Operação nos EUA resulta na prisão de mais de 300 sul-coreanos em fábrica da Hyundai

Mais de 300 sul-coreanos foram detidos em uma operação migratória realizada pelo governo dos Estados Unidos em uma fábrica da Hyundai na Geórgia. Esta ação foi a maior do tipo em um único local durante a gestão de Donald Trump, que defendeu a operação como parte de um esforço anti-imigração, alegando que os detidos estavam ilegalmente no país. O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul expressou preocupação e a intenção de se reunir com autoridades americanas, enquanto a LG Energy Solution esclareceu a situação dos funcionários detidos. A operação poderia impactar relações econômicas.

Documentário revela caso impactante de escravidão moderna nos EUA

A série documental 'A Mulher da Casa Abandonada' estreia hoje no Prime Video, reavivando o controvertido caso de Margarida Bonetti. Acusada de manter Hilda Rosa dos Santos, uma empregada, em condições análogas à escravidão por 20 anos, Margarida e seu ex-marido Renê Bonetti chocaram o público. Renê foi julgado e cumpriu pena nos EUA, enquanto Margarida retornou ao Brasil antes do julgamento. O caso gerou uma lei para proteger vítimas de trabalho forçado, e o impacto do podcast de Chico Felitti, que inspirou a série, aumentou denúncias relacionadas em 67% no Ministério Público do Trabalho.

Multitarefa: O superpoder moderno que prejudica a saúde

A prática de multitarefa, uma habilidade vista como essencial na vida moderna, pode ter consequências severas para a saúde mental e física. O artigo discute os riscos associados à execução simultânea de tarefas, destacando que, embora valorizada, ela gera estresse e fadiga. Especialistas ressaltam que o cérebro humano não é projetado para multitarefas, o que resulta em uma diminuição da eficiência e um aumento da distração. Existe a necessidade de implementar políticas públicas para lidar com essa crescente pressão sobre indivíduos em um mundo que exige produtividade constante, promovendo a importância de um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.