curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Manifestantes de esquerda se mobilizam em São Paulo em defesa da soberania nacional

Neste domingo, 7 de setembro de 2025, manifestantes de esquerda reuniram-se na Praça da República, em São Paulo, para o protesto intitulado 'Povo Independente é Povo Soberano'. O evento visa a condenação de figuras ligadas ao bolsonarismo, como Jair e Eduardo Bolsonaro, e critica tarifas internacionais. Outras demandas incluem a redução da jornada de trabalho, tributação dos super-ricos e punições pelos eventos de 8 de janeiro de 2023. Além de São Paulo, outras 32 manifestações em 23 estados estavam programadas. Este ato também coincidirá com uma manifestação à tarde em apoio a Bolsonaro na Avenida Paulista.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Ato de Nikolas Ferreira em Brasília atrai 18 mil pessoas

Neste domingo, a manifestação liderada por Nikolas Ferreira atraiu aproximadamente 18 mil pessoas na Praça do Cruzeiro em Brasília, segundo o Monitor do Debate Político da USP. A contagem foi realizada a partir de imagens aéreas, utilizando software de inteligência artificial, com uma margem de erro de 12%. Durante o ato, um raio feriu cerca de 30 participantes, enquanto uma chuva intensa caía. Nikolas criticou o ministro Alexandre de Moraes do STF, pedindo diálogo ao invés de invasões. O ato também contou com a presença de vários parlamentares em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Palácio do Planalto cercado antes de manifestação de Nikolas Ferreira

Neste sábado, 24 de janeiro de 2026, o Palácio do Planalto foi cercado por grades em preparação para uma manifestação organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira e seus apoiadores, culminando uma caminhada de 240 km de Paracatu a Brasília. O ato protesta contra as prisões relacionadas aos eventos de 8 de janeiro e a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante seu trajeto, Nikolas teve que usar um colete à prova de balas devido a ameaças. O grupo finaliza sua jornada com um ato em defesa da anistia na Praça do Cruzeiro, no domingo.

Petistas tentam barrar caminhada de Nikolas Ferreira com pedido à PRF

Os deputados Lindbergh Farias e Rogério Correia, do PT, protocolaram um pedido à PRF para interromper a 'caminhada pela liberdade', organizada pelo deputado Nikolas Ferreira, que iniciou em Paracatu e segue até Brasília. O ato, considerado por eles como 'grave e irresponsável', ocorre em rodovia federal movimentada, colocando participantes e motoristas em risco. Os petistas argumentam que a manifestação foi realizada sem comunicação às autoridades, além de denotar o uso inadequado de aeronaves. Nikolas Ferreira, por sua vez, defende a legalidade e pacificidade do ato, alegando que não prioriza a segurança.

Governo brasileiro reforça segurança para passeata de Nikolas Ferreira em Brasília

O governo do Brasil, sob a liderança de Lula, está em alerta e monitorando a passeata organizada por Nikolas Ferreira, que caminha em direção a Brasília. Com uma multidão se formando, os apoiadores de Jair Bolsonaro elevam suas vozes contra o Supremo Tribunal Federal. O Gabinete de Segurança Institucional está colaborando com o Governo do Distrito Federal para garantir a segurança durante a manifestação, programada para 25 de janeiro. Apesar de não haver sinais de planejamento de invasões aos Três Poderes, há receios de que a situação se torne violenta, semelhante aos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023.

Venezuelanos celebram a captura de Maduro em ato em Brasília

No último domingo (4), em Brasília, o Movimento Venezuela Livre organizou um ato em frente à Torre de TV para celebrar a captura do ditador Nicolás Maduro, ocorrida através de uma operação militar dos Estados Unidos. Com bandeiras e gritos clamando por liberdade, venezuelanos expressaram sua felicidade e esperança de retornar ao seu país, agora que a possibilidade de um futuro melhor se apresenta. Entre os participantes, Cléia Pedreira destacou a importância desse evento como uma luz de esperança, enquanto Daniela Martinez comentou sobre a exaltação dos sentimentos entre os que vivem no exílio, aguardando dias melhores.

Cerca de 14 mil se mobilizam contra o polêmico PL da Dosimetria em São Paulo

Cerca de 13,7 mil pessoas participaram de uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo, contra o Projeto de Lei da Dosimetria. A estimativa do público foi realizada pelo Monitor do Debate Político, em parceria com a Universidade de São Paulo e a ONG More in Common, com o uso de inteligência artificial e análise de imagens aéreas, variando entre 12,1 mil e 15,4 mil manifestantes. O PL, que reduz penas para envolvidos em atos golpistas, foi aprovado pela Câmara e agora segue para o Senado, gerando ampla mobilização em diversas cidades.

Conflito na COP30: Manifestantes tentam invadir área restrita

Nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, manifestantes armados com cassetetes tentaram invadir a Zona Azul da COP30 em Belém, onde ocorrem negociações oficiais do evento. O grupo entrou em confronto com a equipe de segurança, resultando em ferimentos a alguns seguranças, que precisaram ser atendidos na área médica do local. A COP30 está dividida em duas áreas, sendo a Zona Azul restrita a delegações, chefs de Estado e imprensa. O incidente ressalta a tensão em torno das discussões climáticas, em um evento que visa abordar temas cruciais relacionados ao meio ambiente.