curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Mais de 7 milhões de famílias brasileiras enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave, aponta IBGE

A insegurança alimentar moderada ou grave afetou 7,4 milhões de famílias brasileiras no último trimestre de 2023, atingindo 20,6 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE. A pesquisa mostrou que mais de 7 milhões de lares reduziram a quantidade de alimentos consumidos ou modificaram seus padrões alimentares. Houve uma melhora na situação em relação ao levantamento anterior, com um aumento dos domicílios em segurança alimentar. Programas sociais e a redução dos preços dos alimentos contribuíram para a diminuição da insegurança alimentar no país.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Minas Gerais descarta toneladas de ovos para conter gripe aviária

O governo de Minas Gerais descartou 450 toneladas de ovos provenientes de uma granja no Rio Grande do Sul, afetada pela gripe aviária. Esses ovos, utilizados exclusivamente para fecundação e produção de aves, não são destinados ao consumo humano. A decisão foi considerada essencial para manter o controle sanitário e está alinhada com as medidas preventivas estipuladas no Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. As autoridades garantem que, embora a gripe aviária afete aves, não há risco para a saúde humana através do consumo de carne ou ovos.

Suspensão de importações de frango do Brasil devido a gripe aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que ovos de granja com foco de gripe aviária foram rastreados para incubatórios em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Apesar de não haver comprovação de contaminação pelo vírus, a pasta orientou a destruição dos ovos como medida preventiva. Países como México, Chile e Uruguai suspenderam as importações de carne de frango brasileira, seguindo a decisão de China e União Europeia que já haviam interrompido as compras. O governo brasileiro espera que os Emirados Árabes e Arábia Saudita também adotem medidas semelhantes para a região afetada.

China suspende importações de frango brasileiro por gripe aviária

A China suspendeu as compras de frango do Brasil por um período de 60 dias, decisão confirmada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A suspensão se deve à não adoção do protocolo de comércio brasileiro pelo país asiático, que visa limitar as restrições apenas à área onde foi identificado um foco do vírus da gripe aviária, detectado em uma granja no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura garantiu que a carne de frango e os ovos inspecionados são seguros ao consumo, enfatizando o baixo risco de infecção humana.

Brasil confirma primeiro caso de gripe aviária em granja comercial

No dia 15 de maio de 2025, o Brasil registrou seu primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Essa doença, que circula globalmente desde 2006, chegou ao país apenas este ano, afetando até a data apenas aves silvestres. De acordo com o Ministério da Agricultura, não há possibilidade de contágio pela ingestão de carne ou ovos de frango, uma vez que o vírus não é transmitido desta forma. O risco de infecção humana permanece considerado baixo, ocorrendo principalmente em profissionais que lidam diretamente com aves infectadas.

Copacabana em alerta: fiscalização autua quiosques e restaurantes por irregularidades

Na última sexta-feira (25), dez estabelecimentos de Copacabana, incluindo quiosques, restaurantes e lanchonetes, foram autuados pela Secretaria de Defesa do Consumidor e Procon-RJ. A fiscalização, que antecede o show da cantora Lady Gaga no dia 3 de maio, revelou irregularidades como alimentos vencidos e problemas estruturais. As fiscalizações encontraram cobrança de consumação mínima, produtos sem especificação de origem e condições inadequadas de higiene nos locais. Os responsáveis terão um prazo de 15 dias para apresentar defesa. O secretário Gutemberg Fonseca expressou preocupação com a saúde do público na região onde ocorrerão os eventos.

Quatro presos por revender carne podre no Rio de Janeiro

Quatro pessoas foram presas no Rio de Janeiro durante a Operação Carne Fraca, que investiga a venda de carne podre. A empresa Tem Di Tudo Salvados adquiriu 800 toneladas de proteína animal deteriorada de um frigorífico de Porto Alegre, sob a alegação de que a carne serviria para ração animal. Acredite, a carne deteriorada foi maquiada e revendida, colocando em risco a saúde dos consumidores. Após buscas, foram encontrados mais alimentos impróprios em suas instalações. O lucro do esquema foi exorbitante, com a compra das carnes a R$ 80 mil, tendo um valor de mercado que poderia ultrapassar R$ 5 milhões.

Tragédia familiar: mãe perde quatro filhos por envenenamento no Piauí

Francisca Maria da Silva, de 32 anos, está internada no Piauí após tragédias familiares causadas por envenenamento. Ela já perdeu quatro filhos devido a incidentes relacionados a veneno: dois morreram após comer cajus envenenados pela vizinha há cinco meses, enquanto a filha Lauane, de três anos, faleceu após ingerir arroz contaminado. O episódio também levou à morte de Igno Davi, bebê de 1 ano e 8 meses. A polícia investiga o caso como homicídio, pois laudos apontam envenenamento no baião de dois, destacando a gravidade do veneno encontrado, usado em inseticidas.