Onda de calor extrema no sul do Brasil gera alerta vermelho
Onda de calor extrema no sul do Brasil gera alerta vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para uma onda de calor no Sul do Brasil, com temperaturas previstas 5°C acima da média.
A onda de calor deve impactar 511 cidades, afetando cerca de 6,5 milhões de pessoas, enquanto o Sudeste enfrenta temporais com chuvas fortes, raios e ventos de até 50 km/h.
A previsão indica que o calor excessivo e a umidade podem causar estresse térmico, e recomenda-se precauções como hidratação e evitar exposições diretas ao sol.
São Paulo enfrentará chuva frequente nos próximos dez dias, com períodos de precipitação moderada a forte, especialmente da tarde para a noite.
Apesar dos transtornos, a chuva é benéfica para os mananciais, que estão com níveis baixos, pois deve aumentar a capacidade do sistema Cantareira, atualmente em 23,4%.
Contudo, há riscos associados, como alagamentos e deslizamentos, devido à potencial intensidade das chuvas, que podem ser torrenciais em alguns momentos.
Ciclone extratropical se forma na costa de Santa Catarina, atingindo 128 cidades em alerta laranja.
Chuvas intensas de até 100 milímetros e ventos de até 100 km/h são previstos até as 23h59min de hoje.
A Defesa Civil alerta sobre possíveis alagamentos, quedas de árvores e interrupção de energia elétrica, especialmente nas áreas litorâneas e planaltos.