curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Asteroide 2024 PT5 se torna uma mini Lua temporária da Terra

A partir desta semana, a Terra terá uma nova 'Lua' temporária devido à passagem do asteroide 2024 PT5, que possui 10 metros de diâmetro. Ele será capturado pela gravidade da Terra e ficará em órbita por 53 dias, até 25 de novembro. Identificado por pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid, o asteroide pertence ao grupo Arjuna e foi detectado em 7 de agosto de 2024. Embora pequeno e visível apenas por telescópios, sua captura oferece uma rara oportunidade para estudos sobre asteroides. O 2024 PT5 não retornará até 2055, e o fenômeno é considerado uma excepcionalidade na astronomia.

Descubra a fase da Lua hoje: Minguante em 25 de janeiro de 2025

Hoje, 25 de janeiro de 2025, a Lua se encontra na fase Minguante, apresentando 21% de visibilidade e em processo de decréscimo. Faltam apenas quatro dias para a próxima Lua Nova, que ocorrerá em 29 de janeiro às 09h37. Este mês, as fases lunares começaram em 6 de janeiro, quando a Lua Crescente foi vista pela primeira vez, seguida pela Lua Cheia em 13 de janeiro. As fases da Lua possuem um ciclo de aproximadamente 29,5 dias, passando por cada uma das suas etapas principais, que duram cerca de sete dias cada uma.

Cometa raro surpreende Sergipe com sua aparição no céu

Na noite de terça-feira, 21 de janeiro de 2025, o cometa C/2024 G3 ATLAS foi avistado cruzando o céu de Sergipe. O registro impressionante foi feito em Aracaju, próximo à Ponte Jornalista Joel Silveira, pelo servidor público e músico Marcus Vinícius de Morais Corrêa. Ele expressou sua alegria por finalmente conseguir observar um cometa, já que não teve a mesma sorte em 1986 com o Halley. O astrônomo Augusto Almeida ofereceu dicas sobre como observar o fenômeno, que poderá ser breve, pois o núcleo do cometa se fragmentou, diminuindo seu brilho visível.

Visível a olho nu: cometa raro ilumina o céu de Minas Gerais

O cometa C/2024 G3 Atlas, avistado em Patos de Minas, MG, é um fenômeno excepcional, considerado raro por seu intenso brilho. Descoberto em 2024 por um sistema de alerta da Universidade do Havaí, o cometa pode ser visto a olho nu ao longo desta semana, com condições atmosféricas favoráveis, como um céu limpo. Astrônomos afirmam que, apesar de ser um dos mais brilhantes em anos, a melhor fase de observação já passou, pois o cometa perderá visibilidade à medida que se afasta do Sol. Seu brilho impressionante chama a atenção de amantes da astronomia em todo o Brasil.

Astrônomo amador captura imagens de raro cometa no céu paulista

Renato Poltronieri, um astrônomo amador de Nhandeara, registrou a passagem do cometa C2024 Atlas G3 no último domingo. Este cometa é considerado raro e pode se destacar como o mais brilhante de 2025. Ele começou a ser observado durante o pôr do sol na quinta-feira anterior, dia 16. Poltronieri explicou que é possível vê-lo a olho nu, embora seu brilho esteja diminuindo com o tempo. Além disso, o núcleo do cometa aparenta ter sofrido uma explosão, resultando em uma cauda impressionante. As imagens foram capturadas com dificuldade em meio a nuvens e chuvas.

Morador registra a passagem rara do cometa C/2024 G3 em Vila Velha

No domingo (19), Ivan da Silva Mérico, analista de dados, conseguiu registrar a passagem do cometa C/2024 G3 (ATLAS) em Vila Velha. O cometa, possivelmente o mais brilhante de 2025, foi avistado entre 19h10 e 19h30, na direção do pôr do sol. Especialistas afirmam que, ao se afastar do Sol e da Terra, o brilho do cometa diminuirá, podendo ser novamente visível a olho nu apenas em 100 mil anos. No entanto, nesta segunda-feira (20), ele ainda poderá ser observado com binóculos ou telescópios, conforme orientações da equipe do Projeto Exoss.

Cometa brilhante C/2024 G3 (ATLAS) pode ser visto no Brasil nesta semana

Entre os dias 13 e 18 de janeiro de 2025, o cometa C/2024 G3 (ATLAS), considerado o mais brilhante do ano, poderá ser observado no Brasil, principalmente no Hemisfério Sul. Descoberto em abril de 2024 pela NASA, o cometa é uma rara oportunidade de visualização, pois levará 160 mil anos para retornar. Para observá-lo, é aconselhável utilizar binóculos ou telescópios, especialmente a partir do pôr do sol, olhando para o Oeste. Locais afastados de grandes centros urbanos e com céu limpo são ideais. O momento mais favorável para a visualização é na terça-feira, 14 de janeiro.

Descubra a fase da Lua hoje e as próximas mudanças em janeiro de 2025

No dia 12 de janeiro de 2025, a Lua está na fase Crescente, com 96% de sua superfície visível e em processo de crescimento, faltando apenas um dia para a Lua Cheia. O mês começa com a Lua Crescente, a qual iniciou no dia 6, às 20h57, e segue com a Lua Cheia programada para o dia 13, às 19h27. Em 21 de janeiro, a Lua Minguante aparecerá às 17h32 e, por fim, a Lua Nova retornará no dia 29, às 09h37. Essas informações são fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).