curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Apple traz ChatGPT para iPhone em nova atualização do iOS

A Apple começou a integrar o ChatGPT em seus dispositivos, oferecendo uma nova funcionalidade para o assistente de voz Siri, que agora pode responder perguntas sobre fotos e documentos, como apresentações. Essa novidade, anunciada em junho durante o lançamento do Apple Intelligence, visa impulsionar as vendas do iPhone 16 e está disponível nas versões mais recentes do iPhone e iPad, além de Macs com chips M1 e A17 Pro. Os usuários poderão gerar conteúdo escrito e imagens com as novas ferramentas baseadas em inteligência artificial, que têm gerado expectativas significativas entre investidores.

Vitória da Gradiente contra Apple pode mudar o nome 'iPhone' no Brasil

A batalha judicial entre Gradiente e Apple pelo uso da marca 'iPhone' no Brasil ganhou um novo capítulo com uma importante decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que votou cinco a três a favor da Gradiente. A decisão manteve a anulação de uma sentença anterior que considerou nula a marca 'G Gradiente Iphone'. Com isso, a disputa agora se concentra no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o julgamento ainda não tem data definida. A decisão do STF pode ser decisiva, podendo até levar à mudança do nome 'iPhone' da Apple no Brasil.

Apple impede Fortnite de retornar ao iOS globalmente

A Epic Games informou que a Apple bloqueou o retorno do jogo Fortnite na App Store, tornando-o indisponível para iPhones e iPads, inclusive na União Europeia. Esse bloqueio impede que o título seja baixado através da Epic Games Store ou de alternativas, como a AltStore Pal, propagando incerteza sobre a origem da remoção. Inicialmente, Fortnite havia retornado à União Europeia após a aprovação da Lei dos Mercados Digitais, que exige regras justas de concorrência. A Epic lamenta a situação e aguarda a remoção do bloqueio pela Apple, que teve que permitir lojas de aplicativos de terceiros com a nova legislação.

Apple investe em bateria de silício puro para aprimorar iPhones

A Apple está desenvolvendo uma nova bateria de 'silício puro' para aumentar a autonomia dos iPhones. Em parceria com fabricantes, a empresa visa melhorar a capacidade de armazenamento de energia sem aumentar o tamanho da bateria. A necessidade de melhorar a duração da bateria se tornou ainda mais urgente devido à demanda de inteligência artificial nos dispositivos. Embora a tecnologia de silício puro esteja perto da comercialização, não há data definida para sua implementação nos iPhones, podendo ser apenas no iPhone 20, que marcará 20 anos do lançamento do icônico smartphone.

Apple lança recursos inovadores para acessibilidade em dispositivos

A Apple anunciou novos recursos de acessibilidade para seus dispositivos, incluindo o Braille Access, que transforma iPhones, iPads, Macs e o Vision Pro em ferramentas de anotações em braile. Esses avanços permitirão que usuários com deficiência visual realizem anotações rapidamente e utilizem o Nemeth Braille para cálculos. Além disso, o Vision Pro apresentará um sistema de zoom que ampliará o que estiver no campo de visão. Sarah Herrlinger, diretora sênior de Acessibilidade, afirmou que as inovações visam incluir cada vez mais pessoas, promovendo maior interação e utilização de tecnologia assistiva no dia a dia.

Apple anuncia grandes inovações para o aniversário do iPhone em 2027

A Apple está preparando uma reformulação significativa em sua linha de produtos para 2027, marcando o 20º aniversário do iPhone. Segundo Mark Gurman, a empresa deve lançar um iPhone dobrável com tela interna de 7,76 polegadas e dobradiça de vidro metálico antes do modelo curvo planejado para o ano do aniversário. Além disso, novos dispositivos como óculos inteligentes, um Apple Watch com câmera e um Mac com tela sensível ao toque estão nos planos. As inovações prometem revolucionar o portfólio da marca com foco em tecnologias emergentes como inteligência artificial e dispositivos flexíveis.

Apple e Google em rota de colisão: a busca por novas parcerias

A Apple está buscando novos parceiros para oferecer ferramentas de busca aprimoradas com inteligência artificial, o que ameaça sua parceria de longa data com o Google. Eddy Cue, vice-presidente de serviços da Apple, comentou durante um julgamento antitruste que essa mudança pode significar o fim de acordos de exclusividade com o Google. As ações da Alphabet caíram 9% na sequência das declarações. O Google paga anualmente US$ 20 bilhões para ser o mecanismo padrão no Safari, e Cue indicou que buscas no Safari têm diminuído, atribuídas ao uso crescente de aplicativos de inteligência artificial.

Apple defende Pix por aproximação em meio a investigações do CADE

A Apple se defende da acusação do CADE de impedir o uso do Pix por aproximação em iPhones, argumentando que adota medidas de segurança e que a legislação brasileira não proíbe a cobrança de taxas. Desde abril, o CADE investiga a empresa por potenciais monopólios no sistema de pagamento NFC, impondo dificuldades ao acesso de outras carteiras. A Apple assegura que permitiu acesso ao NFC em termos justos desde 2018 e que mais de 40 bancos estão integrados. A empresa garante que não há evidências de danos aos serviços de pagamento com dispositivos móveis no Brasil.