curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Zoologia

Estudos revelam como interação entre predadores e presas levou à extinção dos tigres-dentes-de-sabre

Estudos recentes da Unicamp revelam que as interações entre predadores e presas desempenharam um papel crucial na extinção dos tigres-dentes-de-sabre. Analisando dados climáticos e fósseis de há 20 milhões de anos, pesquisadores descobriram que a diminuição da diversidade de presas foi determinante para o desaparecimento desses felídeos. Embora muitos acreditassem que a extinção da megafauna no Pleistoceno fosse a causa principal, o estudo mostra que esse processo começou muito antes. O aumento da diversidade de predadores também impactou negativamente os antilocaprídeos, que atualmente são representados apenas pelo antílope-americano.

Célula extraordinária permite que pítons digeram ossos completamente

Um estudo internacional revela uma célula inédita no intestino da píton-birmanesa, que permite à serpente digerir completamente os esqueletos de suas presas. Publicado no Journal of Experimental Biology, o estudo mostrou que essas células são responsáveis por absorver grandes quantidades de cálcio e fósforo, processando os ossos consumidos. Os pesquisadores analisaram diferentes dietas das cobras em cativeiro, descobrindo que apenas aquelas que ingeriam presas inteiras produziam essas partículas ricas em minerais. A descoberta pode ajudar a entender adaptações em outros predadores que consomem animais inteiros, como aves e peixes ósseos.

Vírus antigos em geleiras oferecem novas perspectivas sobre mudanças climáticas

Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio examinaram como os genomas antigos de vírus, preservados em geleiras, revelam informações sobre as mudanças climáticas ao longo de 41 mil anos. Utilizando amostras da Geleira Guliya, eles determinaram que as comunidades virais variaram entre períodos frios e quentes. A análise trouxe à luz o equivalente a 1.705 espécies de vírus, muito além do que era conhecido. A pesquisa destaca a influência das condições climáticas na composição viral, sugerindo que os vírus adaptaram seus genomas em resposta a mudanças ambientais, oferecendo novas perspectivas para entender as interações virais com as mudanças climáticas atuais.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!