curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Chavismo

Maduro busca diálogo com EUA sob condições de participação do chavismo

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, está disposto a dialogar com os Estados Unidos, contanto que haja garantias de participação do chavismo em uma potencial transição política, além de anistia para seus membros. Recentemente, o governo enfrenta uma intensa pressão militar norte-americana, que intensificou suas operações no Caribe sob a justificativa de combate ao narcotráfico. Maduro já solicitou apoio de aliados como China, Rússia e Irã devido às avançadas tropas dos EUA. A administração Trump considera, ainda, ataques diretos sobre instalações militares venezuelanas, aumentando a incerteza na relação entre os países.

Eleições na Venezuela: Chavismo espera vitória em meio a abstenção da oposição

Os venezuelanos estão votando neste domingo (25) nas eleições para governadores e parlamentares, com expectativa de vitória do chavismo, após abstenção da oposição. Mais de 21 milhões de eleitores estão registrados para decidir os 285 deputados da Assembleia Nacional e 24 governadores, incluindo representação do novo estado de Esequibo, em disputa com a Guiana. A taxa de participação é projetada em apenas 16%, com detecções de mais de 70 opositores por sabotagem. Enquanto Maduro denuncia conspirações, uma fração da oposição convoca a não participação, enquanto a Guiana critica o pleito como uma ameaça.

Venezuela sofre com apagão nacional e acusa oposição de sabotagem

Venezuela enfrenta um apagão nacional que começou às 4h50 locais, levando o regime de Maduro a acusar a oposição de sabotagem elétrica. O ministro Freddy Ñáñez afirmou que a 'extrema direita' está por trás desta tentativa de desestabilização. O apagão afetou praticamente todo o país, com relatos de perda total ou parcial de energia em todos os estados. Ñáñez argumentou que essa seria uma manobra desesperada da oposição, em meio a uma repressão crescente contra opositores pós-eleições fraudulentas. O histórico de apagões frequentes deixa a população em insegurança constante.

Tensões políticas aumentam na Venezuela após pedido da Suprema Corte sobre a reeleição de Maduro

A oposição na Venezuela criticou a Suprema Corte, vista como aliada do chavismo, pela intenção de validar a eleição de reeleição de Nicolás Maduro, realizada em 28 de julho. O pedido da corte para que o Conselho Nacional Eleitoral forneça atas de votação é considerado inconstitucional pelos opositores, que alegam fraude e não reconhecem os resultados. Enquanto a corte confirma uma vitória de 52% para Maduro, informações de contagens paralelas da oposição indicam que o candidato Edmundo González teria vencido com 67%. A situação gerou manifestações e um clima de tensão em todo o país.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!