curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

PGR denuncia Zambelli e Delgatti por invasão ao sistema do CNJ - Entenda o caso

A PGR apresentou uma denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli e o hacker da 'Vaza Jato', Walter Delgatti, pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica, acusados de inserir mandados de alvarás de solturas e mandados de prisão forjando a assinatura do ministro do STF Alexandre de Moraes. O Supremo Tribunal Federal deve decidir se aceita a denúncia para uma ação penal. A defesa de Zambelli, alega não haver provas de envolvimento e a defesa de Delgatti confirma sua participação nas invasões. Entenda o caso e as acusações feitas.

Deputados do PSOL acionam PGR contra Ricardo Salles por exaltar tentativa de golpe na Bolívia

Deputados do PSOL protocolaram uma representação na Procuradoria-Geral da República contra o deputado Ricardo Salles por exaltar a tentativa de golpe na Bolívia. O bolsonarista publicou uma mensagem em que faz referência à tentativa fracassada e é acusado de incitação ao crime. Para os deputados, Salles atenta contra princípios fundamentais do Estado de Direito e do regime democrático. Eles pedem abertura de inquérito criminal, responsabilização de Salles, inclusão no inquérito do STF sobre atos antidemocráticos e afastamento de seu mandato como deputado.

PGR recorre da anulação da condenação de Marcelo Odebrecht pelo STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recorreu da decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, que anulou as condenações de Marcelo Odebrecht na Lava Jato. Gonet argumenta que, se o acordo de delação premiada de Odebrecht não foi anulado, as decisões tomadas a partir dele devem ser mantidas. Toffoli considerou que houve conluio entre procuradores e juízes da Lava Jato. O procurador solicita que a decisão seja reconsiderada ou que o caso seja enviado ao plenário da Corte. A defesa de Odebrecht alegou irregularidades na condução das investigações

STF torna Moro réu por calúnia contra ministro em caso polêmico

Por unanimidade, o STF decidiu tornar o senador Sergio Moro réu por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, após vídeo viralizar mostrando o senador em um evento social e falando em 'comprar um habeas corpus' do magistrado. A relatora, ministra Cármen Lúcia, considerou que há elementos para a abertura de uma ação penal contra o senador. Moro vai responder a uma ação penal, e a PGR pediu a perda do mandato do senador. A defesa de Moro pediu a rejeição da denúncia da PGR, alegando que os fatos imputados não correspondem ao ocorrido.

PGR solicita mais investigações sobre Bolsonaro e Cid no esquema dos cartões de vacina

Após a Polícia Federal indiciar Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid e mais 15 pessoas por crimes relacionados à associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informação dos certificados de vacinas da Covid, o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, pediu mais investigações sobre o caso. Além disso, solicitou apuração sobre a possível relação com a tentativa de golpe de Estado em 2022. A PGR quer acesso a diversas informações para aprofundar as investigações e entender melhor o envolvimento de Bolsonaro e outros membros da comitiva presidencial no esquema dos cartões de vacina falsos.

Quer mais notícias?

Notícias em 1 parágrafo, personalizadas e exclusivas!