curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

PF encontra provas de que Bolsonaro sabia e avalizou venda ilegal de joias nos EUA

A Polícia Federal está prestes a concluir o relatório final do inquérito sobre a venda ilegal de joias nos Estados Unidos, evidenciando que Jair Bolsonaro sabia e consentiu com a operação. As joias, recebidas durante uma visita à Arábia Saudita, foram comercializadas por seus assessores, mesmo pertencendo ao acervo da Presidência. Imagens inéditas e entrevistas obtidas pela PF reforçam os detalhes da transação, culminando em uma possível denúncia. O TCU já havia decidido que as joias não poderiam ser vendidas. Agora, cabe à PGR avaliar o material e decidir sobre a denúncia contra Bolsonaro e envolvidos.

Bolsonaro reafirma apoio a Nunes em jantar de campanha

Em um evento de apoio à reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, Jair Bolsonaro declarou sua torcida pelo candidato, afirmando que acredita na vitória e em um segundo turno. Na filmagem apresentada durante o jantar, ele é introduzido pelo governador Tarcísio de Freitas. Com a presença de figuras marcantes como Michel Temer e Baleia Rossi, o apoio de Bolsonaro surpreendeu alguns observadores, já que ele não havia se envolvido ativamente na campanha. No entanto, estrategistas planejam integrar o ex-presidente nas ações de Nunes, especialmente no segundo turno, conforme se desenrolam as eleições.

Governo Lula condenado a indenizar Bolsonaro por declaração sobre móveis

A 17ª Vara Federal do Distrito Federal condenou o governo Lula a pagar R$ 15 mil em indenização a Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro por danos morais, após acusações do presidente Lula de que os ex-ocupantes do Palácio da Alvorada teriam levado os móveis. Lula não apresentou provas e, após sua declaração, Bolsonaro alegou que tudo estava no local e reclamou de uma falsa comunicação de furto. Os móveis foram localizados em setembro de 2023. A Advocacia Geral da União (AGU) informou que irá recorrer da decisão judicial emitida pelo juiz Diego Câmara.

Bolsonaro muda de postura e critica Pablo Marçal, reafirmando apoio a Nunes

Após uma crise entre o bolsonarismo e o prefeito Ricardo Nunes, Jair Bolsonaro reafirmou seu apoio à reeleição de Nunes e atacou o candidato Pablo Marçal, chamando-o de mentiroso. Em declarações à CNN, Bolsonaro se opôs à versão de Marçal, que alegou não ter pedido seu apoio. Em um vídeo, o ex-presidente endossou Nunes, enquanto criticava Marçal por fazer comparações entre ele e Lula. A recente mudança de tom de Bolsonaro, após elogios a Marçal, revela seu alinhamento com os interesses do partido, além da pressão para que Nunes se posicione firmemente a favor do bolsonarismo.

Nikolas Ferreira se recusa a pedir votos para Nunes em reunião intensa

Na reunião realizada em 15 de agosto, Nikolas Ferreira, deputado bolsonarista, se encontrou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador Tarcísio de Freitas, porém, recusou-se a gravar um vídeo pedindo votos para Nunes. O encontro foi motivado por pesquisas que mostraram o crescimento do ex-coach Pablo Marçal entre eleitores bolsonaristas. Durante o encontro, Ferreira criticou Marçal e ofereceu sugestões para melhorar a comunicação da campanha de Nunes, mas a recusa para o vídeo foi uma reação à percepção de falta de apoio à direita na campanha do prefeito.

Bolsonaro tenta se desvincular do escândalo das joias com nova estratégia legal

A defesa de Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da investigação referente a um esquema de desvio e venda de joias do governo brasileiro. Indiciado pela Polícia Federal, o ex-presidente teme uma possível denúncia da Procuradoria-Geral da República. Seus advogados fundamentam seu pedido em um precedente do Tribunal de Contas da União que liberou Lula a manter um relógio recebido como presente em 2005. A PF já atribuiu três crimes ao ex-presidente: peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa, suspeitando que ele tenha agido para ocultar a origem e o valor dos bens recebidos.

Bolsonaro vai leiloar joias para ajudar Santa Casa em juiz de fora

O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que leiloará um conjunto de joias e destinará os recursos obtidos para a Santa Casa de Juiz de Fora, instituição que o atendeu após a facada que sofreu em 2018. A declaração foi feita em Recife, no último sábado. Bolsonaro não detalhou quais joias serão leiloadas, mas está sendo investigado por desvio de bens, incluindo joias, com um total de R$ 6,8 milhões recebidos em suas viagens oficiais ao exterior. Este ato pode ser parte de sua estratégia para limpar sua imagem diante das investigações vigentes.

STF manda soltar ex-assessor de Bolsonaro após seis meses de prisão

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, revogou a prisão preventiva de Filipe Martins, ex-assessor especial de Jair Bolsonaro, que estava detido desde 8 de fevereiro. A Procuradoria-Geral da República já havia recomendado sua soltura, alegando falta de provas sobre a possível fuga do investigado. A PGN argumentou que as evidências sugerem que Martins permaneceu no Brasil durante a investigação em curso sobre uma suposta tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder. Ele agora aguarda a continuidade do processo em liberdade, após seis meses detido no Complexo Médico Penal de Pinhais no Paraná.

Quer mais notícias?

Notícias em 1 parágrafo, personalizadas e exclusivas!