curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Papa Francisco se recupera, mas segue afastado de funções

O papa Francisco está apresentando uma melhora em sua condição de saúde, segundo comunicado do Vaticano. Após passar a noite bem, ele não mostrava sintomas de febre e os exames confirmaram uma infecção respiratória. Apesar da recuperação, o pontífice seguirá afastado de suas funções e não conduzirá a oração do Angelus no próximo domingo, 16 de fevereiro, em obediência às recomendações médicas que pedem repouso absoluto. O papa, internado no Hospital Policlínico Gemelli desde o dia 14, enviou uma mensagem expressando gratidão pelas orações e apoio recebidos.

Papa Francisco possui carta de renúncia pronta em caso de problemas de saúde

O papa Francisco, internado desde o dia 14 de fevereiro devido a pneumonia bilateral, possui uma carta de renúncia pronta caso sua saúde o impeça de continuar no cargo. O pontífice confirmou que o documento está assinado há aproximadamente dez anos e foi compartilhado com o cardeal Pietro Parolin. Apesar de sua condição de saúde, que evoluiu de uma bronquite para uma infecção polimicrobiana, Francisco não teme que a existência da carta se torne pública. Recentemente, sua participação em eventos religiosos foi cancelada, pois seu quadro de saúde apresenta complexidade.

Saúde do papa Francisco sob cuidados: entenda as últimas complicações

A saúde do Papa Francisco, aos 88 anos, gerou preocupações nos últimos tempos, principalmente após sua recente hospitalização no Hospital Gemelli, em Roma, onde foi tratado por uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, complicando seu quadro clínico. O Vaticano informou que ele permanecerá internado por tempo indeterminado e, consequentemente, teve que cancelar sua audiência geral de quarta-feira. Nos últimos anos, a saúde do pontífice enfrentou desafios, incluindo dificuldades para caminhar e diversas cirurgias. Apesar de tudo, Francisco mantém o bom humor, interagindo brevemente com sua comunidade e realizando chamadas telefônicas.

Papa Francisco pede ajuda em missa devido a dificuldades respiratórias

Neste domingo (9), o Papa Francisco, de 88 anos, enfrentou dificuldades respiratórias, resultado de uma bronquite, durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas. Por conta de sua condição, pediu a um assessor que lesse seu discurso, mas logo retomou a leitura para uma oração mais curta, pedindo paz em áreas de conflito. Francisco se desculpou e explicou que outro sacerdote continuaria a leitura devido a suas dificuldades. Nos próximos dias, ele realizará reuniões no Vaticano, pois suas atividades foram adaptadas devido à bronquite, que já o afetou anteriormente em outras situações, como em 2023.

Portas santas: O que são e por que existem apenas em 8 igrejas no mundo

No dia 24 de dezembro de 2024, o papa Francisco abriu a porta santa da Basílica de São Pedro, marcando o início do Ano Santo de 2025, que se estenderá até janeiro de 2026. O rito, que há séculos simboliza o acesso à salvação, é um convite à vivência do amor de Deus. A porta santa, que representa Jesus como 'a porta da vida eterna', não é exclusiva de Roma, existindo apenas em outras sete igrejas no mundo. As portas que se abrem apenas em Anos Santos são uma tradição católica que proporciona indulgências aos fiéis que as atravessam.

Controvérsia Olímpica: Igreja Católica Reage à Cerimônia de Abertura de Paris 2024

Em um descontentamento global, bispos da Igreja Católica Francesa e líderes religiosos criticaram a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024, que apresentou drag queens interpretando apóstolos e um DJ como Jesus. A releitura da famosa obra 'Última Ceia' foi considerada uma zombaria à fé cristã e provocou reações veementes de diversos bispos ao redor do mundo. A Conferência Episcopal expressou solidariedade aos cristãos agredidos pela ofensa, enfatizando que o evento olímpico não deve desrespeitar valores sagrados. O diretor da cerimônia negou intenções provocativas, afirmando que sua mensagem é de inclusão e amor.