curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Investigação aponta míssil como causa de queda de avião no Cazaquistão

Uma investigação preliminar revelou que a queda de um avião da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão foi causada por uma 'interferência externa', possivelmente um míssil do sistema antiaéreo russo. O acidente, que deixou 38 mortos e 29 sobreviventes, ocorreu quando a aeronave se aproximava do aeroporto na Rússia, mas desviou para o Cazaquistão. A companhia suspendeu voos para sete cidades russas, devido aos riscos identificados. Autoridades do Azerbaijão e deputados confirmaram que buracos na fuselagem indicam danos típicos de ataques de mísseis, enquanto o Kremlin evita comentar sobre as investigações em andamento.

Avião da Latam faz pouso inesperado em Chapecó e todos saem ilesos

Na noite de segunda-feira, 31 de março de 2025, um avião da Latam, o voo LA3276, não conseguiu parar na pista durante o pouso no Aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina, e parou no gramado. Chovia na hora do incidente, e embora houve momentos de apreensão entre os passageiros, todos desembarcaram em segurança. A companhia aérea confirmou que não houve feridos e está oferecendo assistência aos clientes afetados. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está investigando as causas. Como consequência, o voo LA3277 foi cancelado devido à utilização da mesma aeronave.

Avião da Latam sai da pista durante pouso em Chapecó

Na noite de segunda-feira, 31 de março de 2025, um avião da Latam, com 107 passageiros e 5 tripulantes, ultrapassou o limite da pista ao pousar no aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina. A aeronave, que vinha de Guarulhos, parou em um gramado, mas todos os ocupantes estavam seguros. Chovia no momento do incidente, e o Corpo de Bombeiros foi acionado. A concessionária do aeroporto, Voe Xap, mobilizou equipes para prestar assistência e garantir a segurança no local. O voo de retorno foi cancelado, e a Latam informou que assistirá os clientes afetados.

Avião de instrução cai em aldeia indígena de SP, deixando um morto e um ferido

Um avião de pequeno porte, realizando um voo de instrução, caiu na aldeia Awa Porangawa Dju em Peruíbe, litoral de São Paulo. O instrutor de voo perdeu a vida no local do acidente, enquanto o aluno, ferido e preso às ferragens, foi resgatado e levado para o Hospital Regional Jorge Rossmann em Itanhaém. O comunicar sobre o aviso de emergência foi emitido pouco antes da queda da aeronave, que pertencente ao Aeroclube da região. O Corpo de Bombeiros, juntamente com outras autoridades, respondeu à ocorrência, que resultou na obstrução de estradas próximas à aldeia indígena.

Tragédia no litoral: avião cai em aldeia indígena e deixa mortos

No domingo, 9 de março de 2025, uma aeronave de pequeno porte caiu na aldeia Awa Porangawa Dju, em Peruíbe, litoral de São Paulo. A tragédia resultou na morte do instrutor de voo, que não sobreviveu ao impacto, enquanto o aluno foi encontrado ferido e preso às ferragens. O resgate, que durou cerca de três horas, envolveu várias equipes de emergência, incluindo o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminharam o sobrevivente a um hospital em Itanhaém. As causas da queda da aeronave ainda estão sob investigação.

Avião monomotor cai em Itanhaém e deixa um morto

Um avião monomotor caiu na tarde de 9 de março de 2025, em Itanhaém, São Paulo, causando a morte do piloto de 25 anos e ferindo um passageiro de 22, que foi hospitalizado. O acidente ocorreu na Rua Mogi das Cruzes, na praia da Gaivota, durante um voo de instrução. A Secretaria de Segurança Pública confirmou que o caso foi registrado como abuso na prática da aviação, e investigações já estão em andamento para apurar os detalhes do incidente. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para auxiliar na remoção das vítimas das ferragens da aeronave.

Avião da Latam retorna ao Galeão após colisão com pássaro

Na manhã desta quinta-feira (20), um avião Airbus A321 da Latam, que decolou do Aeroporto Galeão no Rio de Janeiro com destino a Guarulhos, teve que retornar após colidir com um pássaro, causando danos significativos ao seu bico. Apesar da situação, felizmente, nenhum dos duzentos passageiros a bordo ficou ferido. O evento, conhecido na aviação como 'bird strike', levou ao cancelamento do voo. O CEO da Latam, Jerome Cadier, expressou nas redes sociais sua expectativa sobre possíveis ação judicial em decorrência do cancelamento, embora a segurança da aeronave não tenha sido comprometida no incidente.

Azul declara emergência em voo devido a mau tempo e combustível crítico

Um Airbus A320 da Azul enfrentou sérias dificuldades nesta quarta-feira, ao declarar emergência devido ao mau tempo e falhar em pouso por duas vezes. O voo AD4871 partiu de Campinas com destino a São Luís, mas intensas chuvas e ventos acima de 35 km/h provocaram a alteração da rota para Teresina, onde as condições climáticas também impediram a aterrissagem. Com combustível em nível crítico, o piloto foi obrigado a desviar para Parnaíba, onde conseguiu aterrissar em segurança. Após reabastecimento, o avião seguiu para São Luís e os passageiros desembarcaram sem mais incidentes.