curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Frente fria avança pelo Brasil e traz queda brusca de temperatura

A forte frente fria que avança pelo Brasil no próximo fim de semana vai provocar uma queda brusca nas temperaturas, principalmente no Sul, com condições de geada ampla nos três estados. Segundo a Climatempo, essa será a primeira queda significativa de temperatura com frio de inverno para valer, atingindo São Paulo e Rio de Janeiro. Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também terão queda de temperatura, enquanto a região Norte poderá registrar friagem. O ar frio polar favorece a ocorrência de geada, com destaque para o Rio Grande do Sul. Confira as previsões climáticas.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Verão promete chuvas abaixo da média e temperaturas altas

O verão no Brasil, que começa hoje, será caracterizado por temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média em várias regiões, conforme a Climatempo. A estação terá início às 12h03 de hoje, estendendo-se até 21 de março de 2026. Espera-se que a Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul impacte o clima, resultando em menor umidade e condições de chuva irregulares, especialmente em áreas do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Enquanto alguns locais, como partes do sul do Brasil, podem experimentar chuvas acima da média, a maioria do país enfrentará um verão mais seco e quente do que o normal.

Ciclone extratropical ameaça o Sul do Brasil com chuvas intensas e ventos fortes

O ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil traz risco de chuvas intensas, rajadas de vento e até queda de granizo. Com previsão de acumulações de até 200 mm, as tempestades afetam desde o Leste de São Paulo até o Sul do Paraná. Este sistema também provoca a elevação das rajadas de vento, que podem alcançar 100 km/h em algumas regiões. A instabilidade se agravará com a chegada de um novo fluxo de umidade, aumentando o potencial para chuvas volumosas e temporais até o próximo fim de semana, com alertas de deslizamentos e alagamentos.

Ciclone ameaça o Sul e Sudeste com ventos fortes e tempestades

Um ciclone extratropical deve afetar as regiões Sul e Sudeste do Brasil neste fim de semana, resultando em condições climáticas severas. O fenômeno, previsto para avançar com uma frente fria, pode gerar ventos superiores a 100 km/h no Rio Grande do Sul e em São Paulo, propiciando tempestades. A Defesa Civil emitiu um alerta severo, antecipando chuvas intensas e rajadas de vento forte. No domingo (9), o ciclone deve se deslocar pelo mar, afetando a costa entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, amedrontando a população e recomendando cautela em áreas abertas.

Tempestade severa se aproxima de São Paulo com alerta de ventos e raios

Um alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Defesa Civil de São Paulo sobre tempestades iminentes na região. Espera-se que chuvas intensas, rajadas de vento e raios atinjam o litoral e outras áreas do estado entre o dia 21 e 22 de setembro. O Inmet classifica a situação como um alerta amarelo, indicando perigo potencial. A Defesa Civil também informou sobre a possibilidade de granizo e recomendou que a população evite atividades náuticas. Em caso de emergência, as pessoas devem contatar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros imediatamente.

Perigo de vendavais intensos atinge o Sul e Sudeste do Brasil

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário perigoso de vendavais intensos no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil neste fim de semana e início da próxima semana, devido à atuação de centros de baixa pressão e uma frente fria. O Rio Grande do Sul já enfrentou vendavais e queda de árvores, com rajadas de até 100 km/h. A instabilidade deve se intensificar, afetando Santa Catarina e Paraná, com riscos elevados de temporais e vendavais localizados. O vento pode ultrapassar os 120 km/h, utilizando correntes de jato que favorecem a formação de supercélulas de tempestade e até tornados.

Calor intenso e alerta laranja no último fim de semana do inverno em SC

O último fim de semana do inverno em Santa Catarina será marcado por calor intenso e mudanças climáticas drásticas. Neste sábado (20), temperaturas devem ultrapassar os 30°C, especialmente no Extremo Oeste, onde podem alcançar até 35°C. Porém, à tarde, prevê-se a chegada de uma frente fria, com pancadas isoladas de chuvas. No domingo (21), previsão de temporais com ventos fortes, granizo e riscos elevados de alagamentos. As temperaturas estarão amenas de manhã, mas aumentarão à tarde, com potencial para eventos de danos à rede elétrica e quedas de árvores nas regiões afetadas pela instabilidade.

A Terra gira mais rápido e cientistas consideram ajuste inédito no tempo

A Terra está girando mais rápido, fazendo com que cientistas considerem a implementação de um segundo intercalar negativo, uma decisão sem precedentes na cronometragem moderna. Nos últimos anos, dias têm terminado até 1,5 milissegundo mais cedo devido à acelerada rotação da Terra, influenciada pela posição da Lua, atividades sísmicas e mudanças climáticas. Para manter a precisão do Tempo Universal Coordenado (UTC), ajustes são necessários. Contudo, a remoção de um segundo do relógio atômico preocupa especialistas, pois pode gerar falhas em sistemas críticos. A abolir do segundo intercalar é defendida como uma solução até 2035.