A Grande Rio impôs condições rigorosas para Virginia Fonseca continuar como rainha de bateria em 2027 após um desempenho decepcionante no carnaval, onde a escola obteve o oitavo lugar.
Virginia precisará reduzir sua presença midiática e seguir regras impostas pela diretoria para manter seu cargo, o que gera tensão entre ela e o presidente da escola, Jayder Soares.
Apesar do carinho da diretoria por Virginia, erros durante sua participação no desfile intensificaram as críticas e a necessidade de mudanças urgentes na sua atuação.
A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada do Grupo Especial para a Série Ouro do Carnaval do Rio após homenagear Lula, conquistando apenas 264,6 pontos.
A escola declara enfrentar perseguição política e ataques por seu enredo, que inclui críticas a Jair Bolsonaro, e considera que houve tentativa de interferência em sua autonomia artística.
Críticas surgiram contra a alegoria que ridicularizava a Bíblia e evangélicos, levando a reações intensas, incluindo queixas à Procuradoria-Geral da República.
A Unidos do Viradouro foi eleita campeã do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro após a apuração na Cidade do Samba.
Juliana Paes, que retornou como rainha de bateria após 17 anos, homenageou o Mestre Ciça durante o desfile emocionante.
Este é o quarto título conquistado pela agremiação, que já venceu em 1997, 2020 e 2024, destacando-se no pódio ao lado da Beija-Flor de Nilópolis e Unidos de Vila Isabel.