curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Brasil assume liderança na Interpol e busca modernização da entidade

A Interpol, criada em 1923 para enfrentar a fuga de criminosos, surgiu de um encontro em Mônaco em 1914. O Brasil tem uma relação histórica com a organização, tendo ingressado em 1953 e se retirado temporariamente durante a Ditadura Militar. Em novembro de 2024, o Brasil será liderado pelo delegado Valdecy Urquiza, que procura modernizar a entidade. Com o avanço da internet, a prioridade agora é combater crimes transnacionais. Atualmente, a Interpol conta com 196 países membros, refletindo a expansão global da segurança nacional e cooperação internacional ao longo do último século.

Valdecy Urquiza é o primeiro brasileiro como secretário-geral da Interpol

Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal, foi confirmado como o novo secretário-geral da Interpol, tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar este cargo na história da organização. A decisão foi aprovada durante a Assembleia Geral da Interpol em Glasgow, onde 145 de 153 países-membros votaram a favor. Com a posse prevista para o final da semana, Urquiza estabelecerá sua gestão com foco em tecnologia, inclusão e integridade, respondendo à crescente sofisticação do crime internacional. Ele promete priorizar o combate ao abuso infantil online e promover novas tecnologias nos países em desenvolvimento.

Ex-CEO foragido por fraudes bilionárias na Americanas

Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas, está sendo procurado pela Polícia Federal por fraudes contábeis que resultaram em um rombo de mais de R$ 25 bilhões na empresa. Após a revelação do escândalo, Gutierrez fugiu para a Espanha e terá seu nome colocado na lista dos mais procurados da Interpol. A investigação aponta que os resultados financeiros da empresa foram maquiados, com manipulação de números em operações de risco sacado e verba de propaganda cooperada, resultando em uma valorização artificial das ações. O ex-executivo é considerado foragido, assim como outras ex-diretores da Americanas, e pode enfrentar pena de até 26 anos de prisão.

Brasileiro é indicado para assumir comando histórico da Interpol

O delegado da Polícia Federal, Valdecy Urquiza, foi indicado para ser o próximo Secretário-Geral da Interpol, com mandato entre 2025 e 2030, tornando-se o primeiro brasileiro a comandar a instituição se a indicação for confirmada em novembro de 2024. A escolha representa o reconhecimento da competência da PF no combate ao crime internacional, e se destaca pela importância da diversidade na organização. Urquiza traz consigo vasta experiência policial, destacando-se por atuar de maneira neutra e em conjunto com outros países. Sua eleição como Secretário-Geral traz a expectativa de maior legitimidade à Interpol e aumento da participação feminina nos cargos de comando.