curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Baixa pressão traz chuva, garoa e nevoeiro sob ar gelado e muito frio

Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil traz maior nebulosidade, chuva e frio para parte do Rio Grande do Sul neste domingo, mantendo a baixa temperatura no estado com um dia de muito frio no território gaúcho. O sábado foi de sol na maior parte do estado, mas com muitas nuvens em áreas mais ao Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul, como nas regiões do Alto Uruguai e da Serra, inclusive com garoa e chuva leve em pontos destas regiões. O dia se iniciou muito frio com marcas abaixo de zero no Oeste e no Sul, onde fez -7,3ºC em Pinheiro Machado, a menor temperatura do ano no estado. Na Grande Porto Alegre e na capital, a temperatura desceu à casa de 1ºC na madrugada. Com muitas nuvens e até instabilidade, a temperatura variou muito pouco com bastante frio e úmido ao longo do sábado no Norte e no Nordeste do território gaúcho com marcas abaixo de 10ºC o dia todo em diversas localidades. A temperatura até o fim da tarde deste sábado na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia não tinha conseguido superar 5,4ºC em São José dos Ausentes; 5,9ºC em Canela; 6,7ºC em Cambará do Sul; 7,7ºC em Serafina Corrêa; 7,9ºC em Vacaria; 8,0ºC em Bento Gonçalves; e 8,1ºC em Lagoa Vermelha. A MetSul antecipa que estas mesmas regiões devem ter outro dia com abundante nebulosidade, nevoeiro, chuva e garoa no decorrer deste domingo com a atuação de uma área de baixa pressão que traz instabilidade para os três estados do Sul do Brasil. A nebulosidade, aliás, aumenta em quase todo o estado gaúcho com tempo mais fechado neste domingo principalmente no Centro, Norte e o Nordeste gaúcho. No Oeste e no Sul, o sol aparece com nuvens em diferentes pontos. A chuva no começo do dia afeta área perto da divisa com Santa Catarina, no Médio e no Alto Uruguai, no Norte da Serra e nos Campos de Cima da Serra. No decorrer do domingo, com a circulação da baixa pressão atmosférica, o tempo fica mais fechado com chance de garoa ou chuva leve em outros pontos do Nordeste gaúcho. É o que deve ter mais nuvens com chance de precipitação fraca a muito fraca, além da Serra e dos Aparados da Serra, também para pontos dos vales, Litoral Norte e a região da Grande Porto Alegre. Os mapas abaixo mostram a projeção de refletividade (instabilidade) do modelo WRF-ECMWF para a manhã, tarde e noite deste domingo em que se observa como há chance de precipitação no Norte e no Nordeste gaúcho ao longo do domingo.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Cientistas revelam fóssil de baleia que lembra Pokémon e desvenda evolução marinha

Recentemente, paleontólogos identificaram uma nova espécie de ancestral das baleias, o Janjucetus dullardi, encontrada em uma praia na Austrália. Este fóssil, datado de 25 milhões de anos, revela detalhes fascinantes sobre a evolução dos cetáceos. Com um focinho que lembra um tubarão, dentes afiados e olhos grandes, este predador de 3 metros parece uma mistura de baleia, foca e Pokémon. A descoberta, realizada por um caçador de fósseis amador, contribui para a compreensão de como estes antigos cetáceos se adaptaram ao meio ambiente, oferecendo importantes insights sobre a vida marinha e mudanças climáticas.

Neve surpreende e encanta turistas no Sul do Brasil

Neste sábado, 9 de agosto de 2025, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram agraciados pela queda de neve, trazendo encantamento aos turistas. A MetSul Meteorologia confirmou que a precipitação ocorreu nas regiões de Cambará do Sul e São José dos Ausentes, enquanto em Santa Catarina, municípios como Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici também registraram neve. Informação meteorológica indica que a neve surgiu devido à interação entre uma baixa pressão no Atlântico e uma massa de ar polar. Os termômetros na área variaram entre 0°C e 2°C durante a manhã.

Urupema registra a terceira neve do ano e encanta turistas

Neste sábado, 9 de agosto de 2025, Urupema, a cidade mais fria do Brasil, registrou -2°C, a menor temperatura do Estado. Com ventos de 67 km/h, a sensação térmica caiu a -12°C. A cidade, localizada a 1.725 metros de altitude, teve neve e sincelo, fenômenos que encantaram moradores e turistas. O sincelo, formado por pedaços de gelo que se acumulam em árvores e telhados, e a neve, resultante da umidade e temperaturas abaixo de zero, também foram observados em São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Novas ocorrências de neve são esperadas nas próximas horas.

Onda de frio traz neve e temperaturas extremas ao Rio Grande do Sul

Neste sábado, 9 de agosto de 2025, o Rio Grande do Sul testemunhou a volta da neve devido à quinta onda de frio do ano. Fenômenos climáticos ocorreram em São José dos Ausentes e Cambará do Sul, ambos situados nos Campos de Cima da Serra. Enquanto São José dos Ausentes registrou 0,1°C, Cambará do Sul teve uma sensação térmica impressionante de -10°C. Em Vacaria, rajadas de vento de cerca de 29 km/h fizeram com que a sensação térmica caísse para -3,7°C. Em Porto Alegre, as temperaturas se mantiveram mais amenas, com mínima de 10,5°C.

Frente fria traz mudanças climáticas e chuva ao Sul e Sudeste do Brasil

Uma frente fria avança pelo Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, trazendo chuvas e ar frio nesta sexta-feira. No Rio Grande do Sul, o dia será nublado, com possíveis aberturas de sol, e previsão de chuva em diversas regiões. Em Santa Catarina, também haverá muita nebulosidade e chuvas, especialmente pela manhã. O Paraná enfrenta chuvas na madrugada, diminuindo à tarde. Em São Paulo, o sol aparece, mas a nebulosidade aumenta a partir da tarde, trazendo instabilidade e queda de temperatura. Todo o sistema frontal avança, afetando o clima em várias regiões do Brasil.

Frente fria promete temporais e queda de temperatura no Sul do Brasil

Uma frente fria avança neste domingo pelo Sul do Brasil, trazendo mudanças climáticas significativas, com chuvas e risco de temporais severos, incluindo granizo e vendavais, afetando especialmente o Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia alerta para possibilidades de tempestades isoladas e o sistema frontal também se estenderá a Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Apesar das altas temperaturas registradas, que chegaram a 34ºC, a previsão indica queda acentuada nas temperaturas, com marcas amenas ao longo do dia. Os meteorologistas destacam a instabilidade atmosférica resultante dessas mudanças climáticas.

Frente fria causa geadas e ventos fortes em nove estados do Brasil

Nesta terça-feira, 29, uma frente fria, em conjunto com um ciclone extratropical, trará temperaturas negativas a nove estados do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de geada, principalmente no Sul e Sudeste, onde as mínimas podem chegar a -2°C. Ventos fortes de até 100 km/h e chuvas volumosas também são esperados, especialmente no litoral, com ondas que podem atingir 6 metros. Enquanto isso, o Norte do país registra chuvas intensas. A situação climática requer atenção, devido aos riscos de deslizamento e danos estruturais em áreas costeiras.