curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Alerta: Rio Grande do Sul em risco de tempestade e vendaval nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (24), o Rio Grande do Sul possui cinco alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ativos, abrangendo diferentes regiões gaúchas. Os avisos indicam o risco de tempestade, vendaval e queda na temperatura, alertando a população sobre as condições climáticas adversas no estado.

Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas no Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul, válido até a manhã de segunda-feira, dia 4. As previsões indicam chuvas de 20 a 30 mm/h, podendo alcançar até 50 mm no dia. Além disso, há a possibilidade de ventos fortes com velocidades entre 40 e 60 km/h. As regiões em alerta incluem Norte, Serra gaúcha, Litoral Norte, região metropolitana e Sul, assim como partes das regiões Central, da Campanha e Noroeste. Recomenda-se cautela em caso de tempestades.

Descubra a fase da Lua neste sábado, 31 de agosto

No sábado, 31 de agosto de 2024, a Lua está na fase Minguante, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O ciclo lunar, que dura cerca de 29,5 dias, inclui fases como Nova, Crescente, Cheia e Minguante, alterando-se semanalmente. A próxima fase, a Lua Nova, ocorrerá na noite de 2 de setembro, marcando o início de um novo ciclo lunar. A luz que vemos da Lua é o reflexo da luz solar, sendo que a Minguante só apresenta uma parte visível, antecipando a fase Nova, quando o ciclo é reiniciado.

Descubra a fase da Lua nesta quarta-feira: você está preparado?

Na quarta-feira, 28 de agosto de 2024, a Lua encontra-se na fase Minguante, que é parte do ciclo lunar com duração de 29,5 dias. Durante esse ciclo, a Lua passa por quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. A fase Minguante ocorre quando a luz visível da Lua diminui. Essa fase é precedida pela Lua Cheia e ocorre antes de a Lua retornar à sua fase Nova, programada para a noite do dia 2 de setembro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) adverte que este é um período de observação interessante para os apaixonados pelo céu.

Alerta de onda de frio no RS: temperaturas ficarão até 5ºC abaixo da média

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de onda de frio para o Rio Grande do Sul, prevendo temperaturas até 5ºC abaixo da média para os próximos dias. Durante o fim de semana, o Estado já registrou mínimas negativas e a previsão é que o frio persista até a metade da próxima semana. O aviso destaca o risco à saúde decorrente das baixas temperaturas e tem validade até quarta-feira (10). Portanto, a população deve se proteger e se preparar para o clima mais frio que se aproxima.

Região Sul do Brasil enfrentará onda de frio intenso nos próximos dias

A Região Sul do Brasil enfrentará uma onda de frio intenso nos próximos dias, com fortes geadas previstas, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A queda nas temperaturas afetará especialmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná. O fenômeno é resultado da passagem de uma frente fria entre esta sexta-feira, 28, e este sábado, 29, acompanhada por uma massa de ar polar. O Inmet também ressaltou que a mudança de direção e a intensificação dos ventos, prevista do fim da sexta-feira até o domingo 30, aumentarão a sensação de frio em toda a Região Sul. A formação de áreas de instabilidade pode trazer chuvas para a metade norte do Rio Grande do Sul e para a divisa entre Santa Catarina e Paraná, especialmente no sábado. As temperaturas nas madrugadas de sábado até a segunda-feira 1º devem variar entre 0°C e 5°C, com possibilidade de temperaturas negativas nas serras do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná. Geadas intensas estão previstas para as noites e madrugadas de domingo e segunda-feira, com destaque para as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o extremo sul do Paraná e a Região Campanha, no oeste gaúcho. A possibilidade de geadas entre terça-feira 2 e quarta-feira 3 não está descartada.

Inmet prevê temperaturas acima da média para julho em grande parte do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para julho, indicando temperaturas acima da média em grande parte do Brasil. A chuva deve se concentrar no norte da Região Norte e em áreas específicas do litoral brasileiro. A diminuição das chuvas pode aumentar queimadas e incêndios florestais, além de causar doenças respiratórias. As temperaturas serão superiores à média no centro-norte do país, podendo atingir 26ºC. Já em algumas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, as temperaturas podem ficar abaixo da média, variando entre 20ºC e 22ºC, com previsão de geadas em algumas áreas.

Alerta de tempestade no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (19), o Rio Grande do Sul está sob alerta de tempestade com dois avisos válidos até as 10h. Os avisos, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia, abrangem diversos municípios gaúchos, trazendo a preocupação com as condições climáticas. A população deve ficar atenta e se preparar para possíveis ocorrências causadas pelo mau tempo.