curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Alerta de Tempestade: Inmet emite alerta de perigo para região Sul com chuvas intensas e ventos fortíssimos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para tempestade na região sul do Brasil. A região mais ao norte do Rio Grande do Sul e sul e oeste de Santa Catarina estão sob alerta de tempestades com chuvas de até 100 mm ao dia e ventos de até 100 km/h. O alerta abrange diversas áreas e há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. Medidas de precaução foram indicadas pelo Inmet para os moradores das áreas afetadas durante o período do alerta.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário


Verão promete chuvas abaixo da média e temperaturas altas

O verão no Brasil, que começa hoje, será caracterizado por temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média em várias regiões, conforme a Climatempo. A estação terá início às 12h03 de hoje, estendendo-se até 21 de março de 2026. Espera-se que a Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul impacte o clima, resultando em menor umidade e condições de chuva irregulares, especialmente em áreas do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Enquanto alguns locais, como partes do sul do Brasil, podem experimentar chuvas acima da média, a maioria do país enfrentará um verão mais seco e quente do que o normal.

Ciclone extratropical ameaça o Sul do Brasil com chuvas intensas e ventos fortes

O ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil traz risco de chuvas intensas, rajadas de vento e até queda de granizo. Com previsão de acumulações de até 200 mm, as tempestades afetam desde o Leste de São Paulo até o Sul do Paraná. Este sistema também provoca a elevação das rajadas de vento, que podem alcançar 100 km/h em algumas regiões. A instabilidade se agravará com a chegada de um novo fluxo de umidade, aumentando o potencial para chuvas volumosas e temporais até o próximo fim de semana, com alertas de deslizamentos e alagamentos.

Ciclone ameaça o Sul e Sudeste com ventos fortes e tempestades

Um ciclone extratropical deve afetar as regiões Sul e Sudeste do Brasil neste fim de semana, resultando em condições climáticas severas. O fenômeno, previsto para avançar com uma frente fria, pode gerar ventos superiores a 100 km/h no Rio Grande do Sul e em São Paulo, propiciando tempestades. A Defesa Civil emitiu um alerta severo, antecipando chuvas intensas e rajadas de vento forte. No domingo (9), o ciclone deve se deslocar pelo mar, afetando a costa entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, amedrontando a população e recomendando cautela em áreas abertas.

Tempestade severa se aproxima de São Paulo com alerta de ventos e raios

Um alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Defesa Civil de São Paulo sobre tempestades iminentes na região. Espera-se que chuvas intensas, rajadas de vento e raios atinjam o litoral e outras áreas do estado entre o dia 21 e 22 de setembro. O Inmet classifica a situação como um alerta amarelo, indicando perigo potencial. A Defesa Civil também informou sobre a possibilidade de granizo e recomendou que a população evite atividades náuticas. Em caso de emergência, as pessoas devem contatar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros imediatamente.

Perigo de vendavais intensos atinge o Sul e Sudeste do Brasil

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário perigoso de vendavais intensos no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil neste fim de semana e início da próxima semana, devido à atuação de centros de baixa pressão e uma frente fria. O Rio Grande do Sul já enfrentou vendavais e queda de árvores, com rajadas de até 100 km/h. A instabilidade deve se intensificar, afetando Santa Catarina e Paraná, com riscos elevados de temporais e vendavais localizados. O vento pode ultrapassar os 120 km/h, utilizando correntes de jato que favorecem a formação de supercélulas de tempestade e até tornados.

Calor intenso e alerta laranja no último fim de semana do inverno em SC

O último fim de semana do inverno em Santa Catarina será marcado por calor intenso e mudanças climáticas drásticas. Neste sábado (20), temperaturas devem ultrapassar os 30°C, especialmente no Extremo Oeste, onde podem alcançar até 35°C. Porém, à tarde, prevê-se a chegada de uma frente fria, com pancadas isoladas de chuvas. No domingo (21), previsão de temporais com ventos fortes, granizo e riscos elevados de alagamentos. As temperaturas estarão amenas de manhã, mas aumentarão à tarde, com potencial para eventos de danos à rede elétrica e quedas de árvores nas regiões afetadas pela instabilidade.

A Terra gira mais rápido e cientistas consideram ajuste inédito no tempo

A Terra está girando mais rápido, fazendo com que cientistas considerem a implementação de um segundo intercalar negativo, uma decisão sem precedentes na cronometragem moderna. Nos últimos anos, dias têm terminado até 1,5 milissegundo mais cedo devido à acelerada rotação da Terra, influenciada pela posição da Lua, atividades sísmicas e mudanças climáticas. Para manter a precisão do Tempo Universal Coordenado (UTC), ajustes são necessários. Contudo, a remoção de um segundo do relógio atômico preocupa especialistas, pois pode gerar falhas em sistemas críticos. A abolir do segundo intercalar é defendida como uma solução até 2035.