Os desfiles do Carnaval 2026 começaram na Sapucaí com a participação de quatro escolas do Grupo Especial: Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira.
Cada escola apresentou temas variados, incluindo homenagens a Lula e Ney Matogrosso, além de tradições afro-indígenas.
O evento ocorreu na madrugada de segunda-feira (16), com algumas agremiações enfrentando dificuldades técnicas e atrasos durante suas apresentações.
Juliana Paes retorna como rainha de bateria da Unidos do Viradouro após 17 anos de ausência, ponderando se ainda possui o 'corpo sensual' para o cargo.
Em entrevista, a atriz expressa inseguranças relacionadas à idade, mas decide aceitar o convite, elogiando o mestre Ciça.
Juliana também menciona uma conexão emocional com o carnaval, fazendo uma homenagem a seu pai, que sempre foi apaixonado pela festa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí para assistir aos desfiles das escolas de samba no Carnaval.
Ele será homenageado pela Acadêmicos de Niterói com o enredo 'Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil'.
Lula optou por não participar do desfile e ficará no camarote do prefeito Eduardo Paes, enquanto a primeira-dama Janja da Silva desfilará em um carro alegórico.